Project Evaluation Review Technique (PERT): entenda o que é e como usá-lo em seus projetos

O Project Evaluation Review Technique (PERT) é uma das metodologias de gerenciamento de projetos usadas sobretudo para identificar o tempo necessário para concluir uma tarefa.

Dessa forma, ele ajuda a coordenar as atividades e também o progresso de um projeto, o que costuma ser um desafio no dia a dia dos gerentes.

Por isso, elaboramos este artigo para explicar a você como o PERT funciona, apresentar suas vantagens e mostrar como colocá-lo em prática.

Vem com a gente!

O que é o Project Evaluation Review Technique (PERT)?

Em português, Project Evaluation Review Technique quer dizer “técnica de avaliação e revisão de programas”. Ele foi criado pela Marinha dos Estados Unidos, em 1950, para gerenciar um programa de mísseis submarinos.

Por conta da sua eficiência, passou a ser usado principalmente para definir prazos e calcular o orçamento de projetos de vários tipos.

Quem está à frente das equipes sabe que calcular o tempo necessário para executar um projeto é crucial. É algo que ajuda os gerentes a tomar decisões sobre os recursos necessários e a delegar as tarefas.

Para isso, o PERT usa os conceitos de redes para fazer o planejamento, visualizar as atividades e as relações entre elas.

Isso porque ele é representado por um diagrama de rede. Nele, os nós representam os eventos, ou seja, quando uma tarefa começa ou termina; as linhas indicam as tarefas que precisam ser realizadas; e as setas apontam a sequência de atividades.

gráfico PERT
Modelo de gráfico PERT. Fonte: Wikipedia

Além disso, existem 4 definições de tempo usadas para estimar a duração dos projetos:

  • otimista: a quantidade mínima de tempo que uma tarefa pode levar para ser concluída;
  • pessimista: a quantidade máxima de tempo que uma tarefa pode levar para ser concluída;
  • mais provável: excluindo a possibilidade de imprevistos, a estimativa mais razoável de quanto tempo uma tarefa deve demorar para ser concluída;
  • tempo estimado: levando em conta possíveis problemas pelo caminho, a melhor estimativa de quanto tempo uma tarefa pode levar para ser concluída.

Quais são as principais vantagens e limitações do PERT?

Vale a pena ressaltar aqui que nenhuma metodologia de gerenciamento de projetos é perfeita. Todas elas têm pontos positivos e negativos, dependendo das características de cada projeto.

Vantagens do PERT

  • Ajuda a otimizar o uso de recursos;
  • Facilita o gerenciamento do projeto;
  • Funciona bem mesmo quando existe pouco ou nenhum dado de projeto anterior;
  • Permite que os gerentes consigam estimar uma data mais precisa de conclusão do projeto.

Limitações do PERT

  • Em projetos complexos, o PERT pode ser difícil de ser interpretado. Por isso, alguns profissionais decidem usar conjuntamente o gráfico de Gantt ou outro método popular de gerenciamento de projetos.
  • Para alguns, atualizar e modificar continuamente o diagrama do PERT pode ser cansativo.
  • Por se basear em uma análise subjetiva do tempo necessário para realizar as atividades, não costuma ser apropriado para os profissionais menos experientes.

Como aplicar o PERT em seus projetos?

Para que você consiga adotar o Project Evaluation Review Technique no seu dia a dia, é preciso passar por algumas etapas fundamentais:

1. Identificar as atividades e marcos

O primeiro passo é mapear as tarefas necessárias para a execução do projeto e os eventos que marcam o começo e o fim de cada atividade. Feito isso, monte uma lista com todas elas.

2. Definir a sequência de atividades

Então, você deve definir a ordem das atividades. Ou seja, qual deve vir depois da outra. Se essa sequência for relativamente fácil de ser identificada, este passo pode ser feito simultaneamente com o primeiro.

No entanto, tenha cuidado para garantir que as tarefas estão sendo colocadas na ordem correta.

3. Construir um diagrama de rede

Com base no que foi feito nas primeiras etapas, é hora de desenhar o diagrama de rede que usa linhas com setas para mostrar as atividades e círculos para apontar os eventos.

Aqui, vale a pena contar com o apoio de softwares que geram o diagrama automaticamente a partir das informações contidas em uma tabela.

4. Estimar o tempo necessário para cada atividade

Agora é o momento de calcular o tempo que cada atividade toma para ser concluída. Embora seja possível usar qualquer unidade de tempo consistente, o mais comum é fazer a estimativa de tempo em dias e semanas.

5. Determinar o caminho crítico

O caminho crítico é definido por meio do tempo estimado para cada sequência e o caminho mais longo do projeto. Se o tempo para atividade sem outros caminhos for significativamente estendido, o caminho crítico pode mudar.

E a quantidade de tempo que uma atividade de caminho não-crítico pode se prolongar sem atrasar o projeto é chamada de tempo de espera.

6. Atualizar o diagrama PERT ao longo da execução do projeto

Na medida que o projeto avança e as atividades são concluídas, o tempo estimado pode ser substituído pelo tempo real.

Qual metodologia de gerenciamento de projetos é a melhor opção?

O método ideal é aquele que atende às necessidades do seu projeto. Isso quer dizer que os gerentes devem levar em conta as características de cada projeto para fazer a escolha certa.

Afinal, assim como qualquer outra metodologia, o PERT tem pontos positivos e negativos. 

Portanto, busque conhecer as metodologias de gerenciamento de projetos mais usadas e como elas funcionam para encontrar aquela que melhor se adequa à realidade da sua equipe.

E não deixe de estar sempre em busca de ferramentas que otimizem a sua rotina e a tornem o seu trabalho mais produtivo.

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