Entenda como funciona o Project Management Methodology (MPMM)

Project Management Methodology

O Project Management Methodology (MPMM) é uma metodologia de gerenciamento de projetos que ajuda os gerentes a criar e realizar projetos com maior efetividade.

Isso porque ela conta com diversas ferramentas que ajudam os projetos a seguir no rumo certo. E, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de customização de acordo com as suas necessidades.

Ficou interessado em saber mais sobre o MPMM?

Então continue lendo para entender como a metodologia funciona e quais são as suas características principais!

O que é o Project Management Methodology (MPMM)?

Criado pela empresa Method123, o Method 123 Project Management Methodology (MPMM) foi elaborado com base no guia PMBOK e no PRINCE 2. Por meio de um software, você pode aplicar a metodologia de forma bastante simples e rápida.

Além de contar com 1500 tarefas, o MPMM possui tabelas, gráficos, modelos de gerenciamento, listas de verificação, formulários e exemplos.

E, claro, inclui o processo completo para você gerenciar os seus projetos.

Por se tratar de um software, é possível navegar pela ferramenta sem nenhuma complicação. Mas o seu principal diferencial é permitir que os usuários personalizem sua organização e criem novas metodologias e processos.

Dessa forma, o MPMM ajuda você a acompanhar todas as atividades, tarefas e fases do projeto para atender às demandas com eficiência.

Ainda, existem modelos prontos que são excelentes para quem precisa economizar tempo. Você também pode importar seus próprios processos, modelos e metodologias para gerenciá-los em um único lugar.

A partir disso, os gerentes conseguem aproveitar diversos benefícios, como:

  • uso de processos adequados para cada projeto;
  • agilidade nas entregas;
  • economia de esforços e tempo das equipes;
  • melhora na qualidade das tarefas realizadas;
  • aumento das chances de sucesso dos projetos.

7 principais características do MPMM que você deve conhecer

Como saber se o Project Management Methodology é a metodologia mais adequada? Nada melhor do que ficar por dentro das suas principais características para descobrir se ele oferece o que você precisa.

Veja a seguir:

1. Disponível para download e aplicação imediata

Nem todas as metodologias de gerenciamento de projetos contam com ferramentas que podem ser facilmente acessadas para aplicação. Mas, nesse caso, qualquer pessoa consegue fazer a compra do software e baixá-lo na hora no site do MPMM.

2. Baseada no guia PMBOK

O método foi desenvolvido a partir dos ensinamentos do PMBOK, que nada mais é do que a bíblia da área. Esse guia reúne as melhores práticas adotadas por gerentes de projeto do mundo inteiro.

Sendo assim, você pode ter total confiança nos processos e modelos propostos pelo MPMM, já que eles foram baseados no principal material de referência dos profissionais.

3. Executa projetos agile

Há quem passe a usar o MPMM porque ele permite configurar projetos que usam as metodologias ágeis. Ou seja, aqueles baseados em práticas gerenciais e ciclos rápidos que buscam trazer mais agilidade aos processos.

4. Atende às diferentes etapas do projeto

Trata-se de uma metodologia completa, que cobre cada etapa do ciclo de vida dos projetos. Como já mencionamos aqui, você conta com todos os recursos necessários para gerenciar as etapas de um jeito prático.

5. Ajuda a poupar tempo e esforços

Só o fato de o MPMM oferecer modelos completos para você aplicar nos seus projetos já colabora bastante com a economia de tempo, um recurso valioso para os profissionais.

Além disso, por permitir que você faça o gerenciamento em um único lugar, muitos esforços são poupados. Fique sabendo ainda que os modelos vêm acompanhados de instruções de como usá-los.

6. Permite criar novas metodologias

Sem dúvidas, o que chama mais atenção no Project Management Methodology é o recurso que permite criar metodologias. E não é algo difícil.

Depois de criá-la, você pode personalizar a página inicial bem como criar documentos e pastas do projeto. Para facilitar sua vida, o software também permite copiar documentos da metodologia básica do MPMM.

Essa possibilidade de customização é ótima para gerenciar projetos com os quais a equipe está acostumada ou mesmo criar variações da metodologia usada.

7. Implementação depende do conhecimento da língua inglesa

A única desvantagem para algumas pessoas é que o software está disponível apenas em inglês. Portanto, é preciso ter o mínimo de conhecimento para conseguir implementá-lo sem dificuldade.

Conheça os diferentes pacotes do MPMM disponíveis

Se você tem interesse em utilizar o software do Project Management Methodology, saiba que existem 3 tipos:

Standard Edition

Esse é o pacote padrão do MPMM. Nele, todas as fases, atividades e tarefas estão descritas em detalhes, além de ter mais de mil páginas de conteúdo, modelos, tabelas, gráficos e checklists para ajudar você.

Por isso, faz uma grande diferença na rotina de gerentes de projeto, consultores e outros profissionais.

Professional Edition

Já a versão profissional é um pouco mais completa. Além de ter todos os recursos da Standard Edition, ela oferece a possibilidade de customizar as suas próprias metodologias de projeto.

Assim, você pode personalizar tudo o que for necessário para usar em seus projetos e fazer o gerenciamento em um só lugar.

Educational Edition

Como o nome sugere, essa edição foi desenvolvida para professores e estudantes, oferecendo uma metodologia completa para o gerenciamento de pequenos projetos.

Funciona como um guia que passa por todo o ciclo de vida de um projeto, explicando como cada fase, atividade e tarefa deve ser realizada.

No site do MPMM, é possível fazer o download para experimentar o software gratuitamente e comprar a versão mais adequada às suas necessidades. Vale a pena fazer o teste para descobrir se o Project Management Methology é a metodologia que você e a sua equipe precisam.

Para terminar, a gente tem uma última dica para você: a planilha de gerenciamento de projetos. Com ela, também é possível controlar todas as atividades de diferentes projetos ao mesmo tempo, o que pode facilitar muito a sua rotina.

O que acha de entender mais sobre o assunto? Confira os artigos sobre como gerenciar projetos disponíveis aqui no site!

Planilha de Gerenciamento de Projetos em Excel

Ferramentas Para Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    RECEBA NOVIDADES NO SEU EMAIL

    Fique por dentro do melhor conteúdo escrito por consultores para consultores, focado em dicas práticas para te ajudar. Cadastre-se abaixo: