8 Diferentes tipos de consultoria empresarial para você começar

Após a decisão de se tornar um consultor empresarial, a primeira decisão a ser tomada é “quem eu quero ajudar e como?”. Muitas vezes essa resposta vem fácil, pois o aspirante a consultor já é especialista em algo. Se não é o seu caso, ajudaremos com alguns tipos de consultoria empresarial.

Quais tipos de consultoria empresarial existem

Existem diferentes tipos de consultoria empresarial que podem ser oferecidas para empresas dependendo do momento que elas estiverem atravessando.

Ao contrário do que muitos pensam, não é só quando uma empresa está mal das pernas que se torna mais importante contratar um consultor. Em momentos de crescimento pode ser necessário auxílio para organização de processos ou mesmo quando a empresa está super organizada, um olhar externo pode ajudar na otimização do funcionamento do negócio e melhoria nos resultados.

Por isso, é essencial que você esteja preparado e conheça as mais diversas possibilidades de consultoria que existem (e se especialize em algumas delas).

Ferramentas Gratuitas para Consultores

8 Tipos de Consultoria Empresarial

Qualquer projeto de consultoria tem um direcionamento. Por isso, entender um pouco mais a diversidade de possibilidades de serviços que você pode oferecer pode te ajudar na escolha e decisão de como atender melhor os seus clientes.

Abaixo vou listar os 8 tipos de consultoria empresarial mais relevantes na minha opinião e alguns dos serviços mais importantes que se enquadram dentro deles:

tipos-de-consultoria-empresarial-diferentes-academia-do-consultor

Tipos de consultoria estratégica

Consultoria em planejamento estratégico (empresarial)

Quando o assunto é estratégia, o planejamento estratégico é uma das partes mais importantes, pois para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Aqui um bom consultor consegue chegar junto com o seu cliente ao propósito do negócio, à visão de futuro, aos planos de curto, médio e longo prazo, suas metas e indicadores mais importantes.

Consultoria em diagnóstico empresarial

Essa é uma outra consultoria essencial, onde é feita a análise da empresa como um todo e de suas áreas. Nesse processo, deve-se chegar no entendimento do nível de maturidade de cada um desses setores, mapeamento de oportunidades e diretrizes do que pode ser feito.

Se você já pensou em prestar esse tipo de consultoria mas não sabia por onde começar, te indico a nossa planilha de diagnóstico. Se o problema for em como mostrar os resultados para o seu cliente, então a nossa apresentação de diagnóstico pronta para uso é o caminho.

Consultoria de monitoramento de estratégias

Só o planejamento ou entendimento do negócio não garante que o que foi traçado está sendo feito e muitas empresas precisam de um auxílio para fazer o acompanhamento dos indicadores e implementação de estratégias.

Consultoria em gestão de riscos

Não é toda empresa que tem esse cuidado, mas fazer o mapeamento dos principais riscos empresariais, entender quais são potencialmente mais danosos, verificar a probabilidade de ocorrência e ter um levantamento de custos de medidas preventivas pode ser a diferença entre resultados positivos ou negativos para o negócio.

Ainda existem diversos outros tipos de consultoria estratégica que eu não me aprofundei aqui, mas que vale citar como a estruturação de planos de negócios ou modelos de negócios, análises do ambiente empresarial (SWOT e PESTAL) e análise de concorrentes (usando o método das 5 forças competitivas de Porter).

Tipos de consultoria de marketing

Consultoria em marketing digital

Entrando na área de marketing, uma das maiores demandas é por ajuda com o marketing digital. Aqui existem diferentes especialidades que vão desde SEO, email marketing e geração de leads, até gestão e direcionamento de uso de mídia paga (como adwords e facebook ads), redes sociais e marketing de conteúdo.

Consultoria de vendas (comercial)

Outra consultoria que é extremamente demandada é a de auxílio com a área de vendas, afinal de contas, quem não quer vender mais e ganhar mais dinheiro? Vale a pena se atentar aqui para o processo de pré venda, de como é feita a qualificação dos contatos que a empresa estabelece com clientes, do processo de negociação e o entendimento do pós venda.

Consultoria de Branding

Um outro mercado que tem crescido e ganhado visibilidade é o de branding, com aconselhamento para estruturação da marca da empresa como um todo, que envolve criação do nome do negócio, sua logomarca, identidade visual, persona e mensagem que quer passar para público alvo.

Consultoria de segmentação e mercado alvo

Aqui você quer ajudar o seu cliente na definição do segmento de clientes que ele vai atender, ou seja o público alvo. Além disso, como consultor você deve auxiliar na escolha das formas de relacionamento e no entendimento da satisfação dos clientes atuais e potenciais.

Outros serviços de consultoria de marketing que merecem destaque são apoio na gestão de clientes (CRM – Customer Relationship Management), pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação (usando métodos como o NPS – Net Promoter Score), planejamento de marketing e propagandas.

Tipos de consultoria financeira

Consultoria de controle financeiro

A grande maioria das pequenas e médias empresas que eu conheço tem algum problema no controle financeiro. O papel do consultor aqui é de analisar (ou estruturar) o fluxo de caixa, para entender as tendências de receitas, custos, despesas, capital de giro e do resultado como um todo.

Consultoria de planejamento financeiro

Essa é outra demanda importante para empresas que já conseguem controlar as finanças, mas que não tem a visão dos próximos meses. Por isso, criar um orçamento empresarial com previsão de receitas, despesas e resultado futuro pode ajudar muito na tomada de decisões no presente.

Consultoria de análise de viabilidade

Principalmente para novos negócios ou para novos projetos, entender a viabilidade é essencial para escolher se o investimento será feito ou não. Para isso, nesse tipod de consultoria você pode fazer a projeção dos indicadores financeiros (receitas, custos, despesas e investimentos) para analisar a viabilidade usando a TIR (Taxa Interna de Retorno) e o VPL (Valor Presente Líquido) para determinar se vale a pena ou não investir.

Consultoria de formação de preços de venda (precificação)

A formação de preço de um negócio pode ser feita de diversas maneiras, mas a que eu mais gosto é se baseando nos custos. Nesse método você analisa os custos diretos do produto ou serviço, define uma margem de lucro e compara a margem de contribuição com as despesas para chegar no ponto de equilíbrio.

Se você tem alguma dificuldade para precificar os seus projetos, sugiro conhecer a planilha de precificação que desenvolvemos.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Consultoria de avaliação de empresas (valuation)

Para fechar o detalhamento de consultorias financeira, o valuation é essencial para empresas que estão no momento de ser adquiridas. É possível fazer uma análise do fluxo de caixa projetado para entender o valor atual do negócio. Esse tipo de consultoria também é usado em processos de M&A (fusões e aquisições) para saber os valores que serão aplicados.

Também é possível prestar serviços de planejamento e organização de planos de distribuição de lucros e dividendos, de análise de rateio de custos e de controle de cheques, duplicatas e notas fiscais.

Tipos de consultoria de RH

Consultoria de contratação de pessoal

Todo negócio em um momento ou em outro vai precisar contratar funcionários. Por isso uma consultoria para ajudar no alinhamento do perfil do contratado, nas competências desejadas, na realização de entrevistas e na definição do candidato ideal podem ser muito importantes.

Consultoria de pesquisa de clima organizacional

Para uma empresa prosperar é essencial ter colaboradores motivados e felizes em fazer parte do negócio. Para entender se esse objetivo está sendo alcançado, realizar pesquisas com funcionários e entender a percepção deles sobre a empresa pode ajudar no direcionamento dos problemas e questões mais críticas.

Consultoria de plano de cargos e salários

Uma outra consultoria que tem ganhado força é o estabelecimento de um plano de carreira estruturado, com política de remuneração e diferenciação entre cargos e posições da empresa com o objetivo de reter funcionários por mais tempo.

Consultoria de treinamento e desenvolvimento (T&D)

Para fechar as consultorias de RH eu não poderia esquecer de mencionar a organização da área de T&D. Aqui é importante fazer o mapeamento de necessidades técnicas e comportamentais mais claras por cargo da empresa e direcionar a realização de capacitações, treinamentos e cursos específicos para melhorar lacunas identificadas.

Ainda poderíamos pensar em outros tipos de serviços de consultoria como o mapeamento de competências, elaboração de políticas de feedback e criação de diretrizes para uma boa comunicação interna.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Tipos de consultoria contábil

Consultoria de planejamento tributário

Quando o assunto é consultoria contábil, um dos primeiros tópicos que vai aparecer é o do planejamento tributário, pois ele ataca uma das maiores dores de qualquer negócio, o pagamento de impostos. Aqui você deve fazer a análise de possibilidades de redução de custos com tributos a partir da definição do regime de recolhimento da empresa.

Consultoria de gestão contábil

Aqui temos o papel mais tradicional do contador, com a responsabilidade de fazer a organização de documentação contábil necessária de acordo com o tipo jurídico da empresa que costuma envolver o uso do livro caixa, balanço patrimonial, DFC, DRE e DMPL, entre outros documentos.

Consultoria administrativa

Uma dificuldade que muitas empresa tem é do DP (departamento pessoal) conseguir organizar a folha de pagamento, os encargos envolvidos e controlar horas extras de acordo com a CLT e um bom consultor pode auxiliar nesse prceosso.

Outros serviços contábeis podem envolver a criação da estrutura para fazer lançamentos contábeis, a organização de uma conciliação bancária ou mesmo a emissão de documentos como um RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) quando necessário.

Tipos de consultoria em logística

Consultoria de gestão e planejamento de estoques

Mudando o assunto para os tipos de consultoria mais voltados para a cadeia de suprimentos (supply chain), um mercado de atuação é o de auxiliar empresas na gestão do estoque e espaço disponível, no gerenciamento de pedidos e retirada do armazenamento, na definição de estoque mínimo e no monitoramento de perdas e validade .

Consultoria de importação e exportação

Aqui já temos um tipo de consultoria bem específica que pode variar de acordo com o país de interesse (existem grandes diferenças entre fazer negócio com o Canadá ou com a China). É possível fazer o diagnóstico da viabilidade de exportação e importação e orientar na estruturação de procedimentos operacionais para realizar essas transações.

Consultoria de controle de frotas e roteirização

Principalmente para negócios que estão entrando no mundo das entregas, ter uma gestão dos veículos da empresa, fazer o planejamento de manutenções preventivas, analisar a necessidade de consertos e organização de rotas é essencial.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Tipos de consultoria em TI

Consultoria de criação de site e e-commerce

Começando essa área com uma das coisas mais básicas, qualquer negócio que se preze precisa ter uma presença online e isso é feito com um site ou loja virtual. Um bom consultor auxilia na escolha do domínio usado, no serviço de hospedagem, na plataforma (como wordpress ou shopfy) e em diversos outros detalhes.

Consultoria de implementação de sistemas

Se a ideia é olhar um pouco mais para a gestão interna do negócio, a criação de um sistema (ERP) específico para a empresa pode ser um caminho. Como consultor, você não precisa ser o cara que vai desenvolver esse sistema, basta indicar a empresa e o que ele precisa conter. Uma outra possibilidade é a indicação de planilhas que já existem, prontas como as da LUZ para facilitar a gestão.

Consultoria de automação

Esse é um dos tipos de consultoria que eu vejo mais valor, pois tem um potencial de redução de custos e gastos de horas imenso. O papel do consultor aqui é o de analisar tarefas repetitivas e organizar a criação de mecanismos para a realização delas automaticamente.

Além dos tipos de consultoria de TI que eu listei acima, ainda podemos pensar em toda a parte de estrutura de hardware, serviços de preparação de infraestrutura na nuvem e de segurança da informação.

Tipos de consultoria especializadas

Essas consultorias costumam englobar um ou mais tipos de consultoria listados acima, mas tem sempre um foco claro e específico.

Consultoria para setores específicos

Você pode ser um consultor especializado em um setor de atuação específico. Como um primeiro exemplo podemos falar de consultorias especializadas no setor gastronômico. Bares e restaurantes demandam uma experiência específica como o conhecimento de funcionamento da estrutura de uma cozinha, do preparo de pessoal (garçons, cozinheiros, etc), do design do menu, uso de softwares específicos (como de lista de espera, frente de caixa ou de reservas de mesas).

Um outro exemplo é pensar nas academias que tem se multiplicado com diferentes focos ao redor do país (desde as que tem mais equipamentos e poucos professores até as que tem uma grade de aulas durante todo o dia). Nesses casos é necessário definir qual será o foco, saber quais máquinas indicar, como usar professores e sistemas de controle de pagamentos de mensalidades.

Consultoria para franquias:

O universo de uma empresa se tornar uma franquia é tão específico que justifica falarmos dele separadamente. Existe uma série de fatores super específicos que vão desde o treinamento que terá de ser dado aos novos franqueados e a definição de todos os padrões/processos que devem ser seguidos, até a necessidade ou não de fornecimento de insumos e a garantia de qualidade.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Como se tornar um consultor empresarial?

Conhecer essa lista de tipos de consultoria diferentes é um dos primeiros passos se você quer saber como ser consultor. Além disso, ainda vai ser necessário estudar bastante e adquirir experiência prática com o tempo.

Não aconselho que você tente ser generalista demais dominando todos esses tipos de consultorias, pois se você só sabe “um pouco” de tudo, dificilmente vai saber muito de um assunto a ponto de ser relevante. Ao meu ver, quanto mais conhecimento específico você tem em uma dessas áreas, melhor, pois isso vai permitir que você se aprofunde, se destaque e tenha relevância nela.

Vale destacar que o meu intuito nesse post não foi entrar no detalhe de cada um desses serviços, mas se você estiver curioso sobre um ou mais tipos de consultoria, basta me escrever uma mensagem aqui embaixo que posso fazer novos posts explicando mais.

Ferramentas Para Consultores

R$200,00
R$120,00

Planilhas para Consultores

Planilha de Gerenciamento de Projetos

R$250,00
R$150,00
-38%

Pacotes de Ferramentas

Pacote Completo para Consultores

R$1.120,00 R$700,00

4 thoughts on “8 Diferentes tipos de consultoria empresarial para você começar

  1. JOAO TEIXEIRA says:

    Prezados(as),

    Gostaria que vocês comentassem sobre Consultoria de Gestão.

    É muito abrangente ou pode ser um caminho? Mesmo que a atuação não seja generalista, podendo atuar em algumas áreas especificas.

    Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

    • Rafael Ávila says:

      Oi João, tudo bom? Apesar de achar que é um pouco genérico, pode ser um caminho sim. Por exemplo, usar a planilha de diagnóstico para avaliar todas as áreas de um negócio é uma consultoria de gestão mais geral e muito útil para muitas empresas. O mais importante é ter certeza que a consultoria está gerando valor para o cliente e levando coisas novas, análises diferentes do que ele já tinha e auxílio para melhorar os resultados atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.