papel do consultor

Qual é o papel do consultor?

O principal papel do consultor é dar conselhos sobre áreas ou assuntos que ele domina, dando direcionamento e esclarecimento para problemas ou coisas que poderiam estar sendo feitas de maneira melhor dentro da empresa em que atua.

Essa atuação é a mesma tanto para consultores que atuam dentro de consultorias já estabelecidas no mercado como para autônomos que podem estar começando agora sua carreira nesse ramo.

Detalhamento do papel do consultor

Existem algumas atividades que fazem parte da rotina e dos objetivos do consultor quando está prestando serviços. Algumas delas são:

1 – Analisar e diagnosticar a situação atual: Quando um consultor é contratado para auxiliar uma empresa, uma área dentro de uma organização ou mesmo para um auxílio pontual para uma pessoa física, o primeiro passo é entender o contexto geral que ele vai enfrentar. Normalmente se essa análise mais geral for feita para uma empresa, existe uma série de ferramentas que podem ser usadas como:

Caso a consultoria seja mais pessoal, outras ferramentas podem ser necessárias como

2 – Criticar e oferecer soluções: Só analisar e entender uma empresa ou pessoa não leva ninguém a lugar nenhum e sabemos que o papel do consultor precisa ir além desse primeiro passo. Para isso, dependendo do tipo de projeto de consultoria que estiver sendo prestado, algum prognóstico do que pode ser feito a partir da situação atual deve ser entregue para o cliente em um relatório.

Esse é o momento em que os consultores de sucesso mais tem espaço para se destacar quando são realmente bons, pois são essas propostas que podem fazer a realidade da empresa, área ou pessoa mudarem para outros patamares de resultados.

3 – Acompanhar resultados: Se você já encontrou os principais erros ou pontos de melhoria e mostrou o que deveria ser feito para o cliente, fica faltando uma das partes mais essenciais do papel do consultor, que é o acompanhamento da implementação do que foi proposto. Afinal, é nesse momento que se prova se as dicas, sugestões e ações sugeridas funcionam e também onde podem ser feitos ajustes para melhorar ainda mais os resultados.

Todos esses papéis que você precisar desempenhar costumam ter muito mais resultados quando você estudou e se preparou de maneira adequada.

Características do consultor de sucesso

Para você desempenhar esse papel da melhor maneira possível, vale a pena analisar se você tem o que é preciso para ser consultor. Algumas características importantes são:

  • Comportamentos: Bom relacionamento com as pessoas, ser flexível quando necessário, ter desenvoltura em negociações e ser proativo
  • Habilidades: Ter uma boa capacidade de tomada de decisões, saber trabalhar em equipe, ter um pensamento estratégica e holístico onde atua e ser um agente de mudanças positivas
  • Conhecimentos: Saber bastante sobre a área em que pretende atuar, ter conhecimento de gestão de empresas e de pessoas, entender visão de longo e de curto prazo e ter raciocínio lógico, crítico e criativo

Se conseguir ter e implementar essas características no seu dia a dia, tanto em negociações como na execução de projetos, você estará mais perto de se coloco no papel de um consultor de sucesso e também terá uma probabilidade maior de ter clientes satisfeitos. Também pode ser interessante conhecer como surgiu a consultoria no mundo para saber mais sobre a história da sua profissão.

2 comentários em “Qual é o papel do consultor?”

  1. americo gastao luis

    Foi muito importante apreender sobre analise PEST e PESTAL.
    Por sua vez o objectivo importante foca-se no levantamento de factores macro-ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.