Consultor: O Guia Completo para Entender o Papel e a Importância dos Consultores

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Consultor: O Guia Completo para Entender o Papel e a Importância dos Consultores: pessoas em uma reunião no escritório
LUZ Prime

Com o aumento da competitividade e das aceleradas transformações do mercado, as empresas têm precisado de ajuda para enfrentar as dificuldades. E o profissional preparado para oferecer esse tipo de orientação é o consultor.

Embora possa ser contratado para realizar serviços pontuais, o papel do consultor é estratégico.

Por conta do conhecimento aprofundado e das experiências acumuladas, os consultores são capazes de diagnosticar problemas.

E, a partir disso, oferecer as melhores soluções.

Para explicar melhor o papel do consultor e a importância desse profissional, preparei este guia completo que aborda as principais dúvidas.

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Vale a pena conferir!

Consultor: o que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial oferece serviços que têm sido cada vez mais requisitados por organizações de diversos portes e setores de mercado.

Diante da alta concorrência e das novas configurações do mercado, as empresas precisam de apoio para superar obstáculos e se adaptar à nova realidade.

Isso porque nem sempre elas contam internamente com profissionais preparados para solucionar os problemas com os quais se deparam.

É nesse cenário que o consultor encontra seu espaço.

Enquanto especialista em uma determinada área, o consultor consegue aconselhar as empresas a partir de uma visão estratégica.

E, por conhecer muito bem o nicho no qual os clientes estão, tem bagagem suficiente para criar as melhores soluções e resolver as dores das empresas.

Acho válido pontuar aqui que consultoria não é o mesmo que mentoria ou assessoria — essa confusão é bem comum.

Apesar de os três tipos de serviços servirem para ajudar as empresas, os profissionais têm papéis diferentes.

Se quiser saber mais, leia o artigo “Qual a diferença entre consultoria, mentoria e assessoria?” em que explico os pontos comuns e divergentes entre eles.

Por que ser consultor?

Consultor: O Guia Completo para Entender o Papel e a Importância dos Consultores: uma jovem profissional sorri enquanto escreve em seu caderno

O aumento da procura por serviços de consultoria não é a única motivação para profissionais se tornarem consultores.

É uma escolha atrativa por conta de outros motivos que vamos discutir a seguir:

Benefícios da consultoria para empresas

Diferentemente de quando contratam outros tipos de serviço, as empresas não buscam uma consultoria apenas para terceirizar um projeto ou tarefa.

Elas precisam da consultoria porque não conseguem sozinhas resolver um problema, seja na área financeira, jurídica, ambiental, recursos humanos, marketing, entre outras.

Na maioria das vezes, como já comentei aqui, não possuem profissionais especializados o suficiente nessas áreas.

Mesmo quando existe alguém especializado, podem precisar de um olhar externo.

Por meio desse olhar de fora — acima de tudo, estratégico —, as empresas são guiadas pelos caminhos que as levam aonde querem chegar.

Alinhamento ao novo modelo de trabalho flexível

Se você ainda não trabalha como consultor independente, talvez esteja pensando em largar o emprego e virar consultor.

Afinal, ser dono da própria trajetória é o sonho de muita gente.

No começo, a maioria precisa conciliar a consultoria com o emprego em período integral. E fazer a transição profissional aos poucos.

Mas esse esforço no início da carreira vale a pena, sabia?

Isso porque trabalhar como consultor autônomo significa ter flexibilidade, ser dono do próprio tempo e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Ainda, você consegue se planejar para trabalhar conforme o quanto deseja ganhar no final do mês. Com isso, é possível ter mais tranquilidade emocional e financeira.

Mas é claro que para atingir esse ponto de equilíbrio o consultor precisa ser organizado e criar novos hábitos, como o uso de metodologias e ferramentas que otimizem o trabalho.

Oportunidades de crescimento e networking

Todo trabalho proporciona experiências de aprendizado e de crescimento pessoal e profissional. Cada um a sua maneira.

Mas, para os consultores, as experiências podem ser ainda mais diversas. Sabe por quê?

Porque a cada projeto você lida com pessoas e modelos de negócio diferentes. 

Assim, vai ampliando sua bagagem profissional ao mesmo tempo em que fortalece seu networking.

Com o passar do tempo, o contato contínuo com diversas empresas e pessoas abre portas, sobretudo se elas confiam no seu trabalho.

Tipos de consultores

Diante de tantos nichos de atuação, os consultores podem ter diversas especialidades.

Se você quiser se destacar e ser reconhecido no mercado, escolher uma área é fundamental

Veja quais são alguns dos principais tipos de consultores:

Consultor de negócios

Com um perfil generalista, o consultor de negócios é aquele que atende empresas de todos os tipos. Ou seja, não tem uma especialidade ou foco em um determinado mercado.

Num primeiro momento, essa parece ser uma boa estratégia para ampliar o leque de oportunidades.

Mas enxergo como um equívoco.

Ser um generalista é estar imerso numa multidão de consultores. Para se destacar nesse cenário, você precisa competir frente a frente.

Por outro lado, ao escolher um segmento, ter um alvo, você consegue desenvolver uma estratégia de negócio, saber quem são seus clientes ideais e ser visto como um expert.

Portanto, minha dica é: não tenha medo de se especializar.

Consultor de marketing

O consultor de marketing ajuda as empresas a alcançarem resultados melhores por meio de estratégias que vão além da divulgação de serviços e produtos.

Por dominar os conhecimentos necessários, o consultor consegue mostrar para os clientes como aplicar os recursos no marketing para obter retornos reais.

Nesse sentido, desenvolve diversos serviços, como, por exemplo:

Existem ainda os consultores especializados em marketing digital, cada vez mais requisitados pelas empresas.

Podem fazer planos de mídia, gerir os canais digitais das marcas, melhorar a performance do funil de vendas online, além de criar estratégias de crescimento por meio de plataformas digitais.

Consultor financeiro

O consultor financeiro ajuda as empresas a reunirem suas informações financeiras e analisá-las, resolver problemas e identificar pontos de melhoria.

Mesmo que contem com um profissional para cuidar disso, é comum as organizações precisarem de um olhar externo para cuidar das finanças.

Esse cuidado pode envolver uma série de serviços:

Seja qual for a necessidade da empresa, a ideia é que o consultor ajude na tomada de decisões. Assim, garante o uso adequado do capital, evita surpresas no orçamento e ajuda a planejar o futuro.

Consultor de recursos humanos

O consultor de recursos humanos busca soluções ligadas à gestão de pessoas a partir de um olhar apurado e cuidadoso.

Além de pensar de forma estratégica, o consultor cria ações que contribuem para o desenvolvimento, produtividade e satisfação dos colaboradores das empresas.

Para atingir objetivos como esses, diversos tipos de serviços de consultoria podem ser oferecidos:

Consultor jurídico

O consultor jurídico é aquele que ajuda as empresas a estarem em dia com as leis. Afinal, não se trata de uma tarefa fácil.

Além de resolver conflitos que já existem, esse tipo de consultoria previne irregularidades, dá apoio para a tomada de decisões e respaldo para lidar com diversas questões legais.

Mas assumir essa função exige muito preparo.

Tanto é que ser formado em Direito é um requisito para atuar como consultor jurídico.

Veja quais são algumas das funções exercidas pelos especialistas na área:

  • diagnósticos preventivos;
  • identificação de irregularidades e possíveis conflitos;
  • apoio na elaboração e interpretação de contratos;
  • orientação ao fechar novos negócios;
  • acompanhamento de processos judiciais;
  • esclarecimentos relacionados à legislação;
  • otimização de procedimentos legais.

Dessa forma, além de atender às leis, a consultoria traz mais segurança para as empresas e evita possíveis complicações.

Consultor ambiental

Com o aumento da conscientização ambiental e fortalecimento das leis, o consultor ambiental tem se tornado um profissional cada vez mais requisitado.

É ele quem analisa os possíveis impactos ambientais gerados por uma empresa. Assim, visa reduzir os prejuízos causados pela ação humana.

Trata-se de uma questão legal, já que as empresas têm a obrigação de seguir as políticas ambientais nacionais, estaduais e municipais.

Entre os serviços que podem ser oferecidos pelo consultor ambiental estão:

  • obtenção de licenças;
  • certificação ambiental;
  • planos de gestão de resíduos;
  • monitoramento de fauna;
  • recuperação de áreas degradadas;
  • avaliação de propriedades.

Também é crescente a busca por consultoria em ESG (Ambiental, Social e Governança) e relatórios de sustentabilidade.

Além de ter experiência, os consultores ambientais precisam estar vinculados a algum conselho de classe. Por isso, costumam ser formados em áreas como Geografia, Biologia, Engenharia Ambiental ou Florestal, Agronomia.

Como se tornar consultor?

Consultor: O Guia Completo para Entender o Papel e a Importância dos Consultores: profissional no escritório segura um notebook

Ao conhecer os principais tipos de consultor, a gente percebe que as especialidades são inúmeras.

Afinal, todas as áreas de uma empresa podem precisar, uma hora ou outra, do auxílio de uma consultoria.

Seja qual for a especialidade, ninguém se torna consultor da noite para o dia.

E não digo isso para desanimar ninguém.

Quando se trata de um serviço de consultoria, se pressupõe que o profissional responsável por ele domine o assunto. 

Esse domínio depende de muito estudo e de experiências prévias de trabalho.

Por isso, geralmente os consultores começam a oferecer serviços pontuais e projetos em áreas que já sejam familiares.

E o que mais é necessário?

Perfil de um bom consultor

Ter conhecimento na área em que atua é um requisito básico para qualquer consultor.

Mas existem também outras características fundamentais que costumam fazer parte do perfil dos melhores consultores:

  • ser independente;
  • ter uma postura ética sempre;
  • comunicar-se com clareza;
  • saber negociar;
  • ter uma visão ampla;
  • conseguir articular ideias;
  • saber se adaptar a diferentes contextos,
  • ter empatia pelas pessoas;
  • entre outras.

Todos esses atributos afetam direta e indiretamente o trabalho do consultor. E se tratam de qualidades valorizadas pelo mercado.

Porém, fique sabendo que isso não quer dizer que você tenha que se moldar ao que esperam.

Você também deve ser autêntico ao construir uma imagem pessoal que passe confiança para os clientes.

Leia mais:

Quais competências um consultor deve desenvolver?

Além das competências comportamentais listadas acima, existem outras que geralmente os consultores desenvolvem conforme adquirem experiência.

Por exemplo, uma delas é transmitir o que se sabe para as pessoas.

Não basta saber o que deve ser feito se você não consegue explicar para o cliente por que ele deveria seguir seus conselhos.

Da mesma forma, o consultor precisa saber ouvir e envolver as pessoas no projeto.

Isso aumenta não só as chances de a solução sugerida fazer sentido para os colaboradores da empresa como também ser, de fato, implementada.

E muitas vezes você precisará ser flexível e se adaptar às necessidades do cliente.

Conhecer um pouco dos truques de linguagem corporal é outra habilidade interessante, pois “o corpo fala”. Adotar uma postura aberta, fazer contato visual e falar com confiança faz toda a diferença.

Facilite o seu trabalho com modelos prontos

Outra coisa que todo consultor deve ter em mente é a importância de adotar metodologias e ferramentas para tornar o trabalho mais eficiente.

Usar planilhas para formular serviços de consultoria, por exemplo, ajuda você a ser mais produtivo e escalar a sua consultoria.

No LUZ Prime, os consultores encontram centenas de modelos prontos, como:

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Nesse cenário de transformações cada vez mais rápidas, as empresas precisam cada vez mais da ajuda de um bom consultor.

Não é por acaso que essa tem se tornado uma carreira promissora para profissionais de diversas áreas.

Mas, se quiser se destacar, você precisa ter claro em que nicho deseja atuar, se qualificar e desenvolver competências essenciais para conquistar seu espaço.

Junto disso tudo, adote ferramentas que otimizem o seu tempo, aumentem a sua produtividade e garantam a alta qualidade das suas entregas.

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