O papel do consultor no desenvolvimento de líderes de alta performance

O Papel do Consultor no Desenvolvimento de Líderes

O sucesso de um projeto de consultoria depende – e muito – do nível de confiança, motivação e engajamento que ele desperta junto aos funcionários e, principalmente, junto aos gestores envolvidos.

E é exatamente aí que reside a necessidade de se desenvolver líderes para um projeto de consultoria. Porque eles serão os agentes multiplicadores das estratégias desenvolvidas.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Torná-los líderes é fazê-los se comprometer com os resultados esperados pelas mudanças implementadas. E o seu comprometimento é que garantirá uma transformação significativa na empresa, desde a produtividade até o clima organizacional.

Desenvolvendo Líderes Comprometidos

Arrisco em dizer que o desenvolvimento humano é o motor central para o sucesso de um projeto de consultoria! Vou mostrar a você como e por quê.

Por que um projeto de consultoria deve desenvolver líderes?

Não é nenhuma novidade que empresas são feitas de pessoas. E é vital que o consultor entenda que, independentemente da sua área de atuação, transformar, engajar e motivar pessoas têm grande relevância no resultado de um projeto de consultoria.

Mas não basta apenas fazer um treinamento com gestores para mostrar como eles devem proceder e achar que o fator humano está resolvido.

Planilha de Diagnóstico para Consultores em Excel

A importância dos líderes na estratégia adotada

É necessário mostrar o quanto eles são importantes para que tudo funcione, que eles não estão ali por acaso, que a empresa realmente está passando por uma mudança onde os talentos farão toda diferença e o porquê de as mudanças estarem sendo implantadas.

É nesse momento que se justifica o novo modo de trabalhar. Eles precisam entender que serão multiplicadores da nova estratégia.

Explicando a Estratégia

Dessa forma (informando o momento que a empresa está passando, as consequências disso atualmente, a necessidade de mudar, o que será feito e a grande importância da equipe nesse momento), abre-se um canal importante de aceitação e confiança entre empregador e empregados.

Considero essa etapa importante, pois é comum haver certo receio das pessoas em trabalhar com uma consultoria externa, já que alguns acham que não estão trabalhando direito e seu empregador está insatisfeito com o seu trabalho, o que pode gerar um medo de demissão.

Como convencer o cliente a desenvolver líderes?

Muitos empresários argumentam que, se investirem em capacitação da equipe, eles vão conseguir um emprego melhor, abandonando a empresa e gerando prejuízo sobre o investimento. Para isso, aplico os seguintes argumentos:

  • Eu não quero que seus funcionários estejam aqui pelo salário, mas sim pela visão da sua empresa.
  • Você não deve aceitar funcionários “nota 7” (para não dizer medíocres). Deve sempre buscar funcionários “nota 10”.
  • Se existe o medo do abandono, talvez seja uma oportunidade de se estudar o que é feito para despertar o desejo do funcionário em ficar na empresa.
  • Seus funcionários precisam saber o porquê de estarem ali e o seu papel no atingimento das metas de longo prazo.

Então, eu pergunto: “Quais são a missão, visão e valores da empresa e como isso é inserido na cultura organizacional no dia a dia da empresa?”

Reforçar a cultura da empresa

Em alguns casos, mesmo tendo isso construído, existem empresas que não baseiam suas atividades diárias sobre esses conceitos. Você, enquanto consultor, deve reforçar a importância que uma cultura organizacional tem e que se o empresário não fizer isso, ninguém mais o fará!

Em posse dessas informações, a construção de soluções deve partir do que a empresa acredita e busca no futuro. Um projeto de consultoria é apenas um caminho, em um momento específico e em determinada área, para que a empresa chegue lá. E essa consciência deve existir na mente dos envolvidos.

O desenvolvimento de liderança precisa começar pelo gestor

Durante as conversas com o empresário (ou responsável), é muito comum ouvir reclamações do tipo: minha equipe não é engajada, os funcionários não têm o perfil que eu quero, tenho certeza de que tem gente me roubando, eles só querem saber do salário, não me ajudam em nada, só me dão dor de cabeça…

Nesse momento, é importante mostrar que a responsabilidade de absolutamente tudo que acontece na empresa é do líder maior!

Mas pondere bem as suas palavras, porque essa verdade pode doer e comprometer seu contrato.

Responsabilidade é diferente de culpa. A responsabilidade gera aprendizado e evolução. A culpa gera rancor, vitimização e não contribui positivamente com nada.

Planilha de Diagnóstico de Consultoria Em Excel Pronta

Mudando o mindset do cliente sobre responsabilidade e liderança

Pense comigo: quem contrata? Quem define o perfil desejado? Quem traça as metas? Quem faz o plano de ação? Quem treina? Quem avalia? Quem monitora? Quem define os processos? Quem motiva (ou tenta)? É O LÍDER!

É muito importante que você saiba detectar o vitimismo que alguns gestores têm de achar que a culpa é dos outros e que eles são reféns de funcionários e resultados ruins.

Mudar o mindset do cliente

Faz-se necessário deixar claro que demitir, chamar a atenção e intimidar para mudar um cenário não é solução. É apenas desespero de alguém que não sabe o que fazer e que não enxerga que ele (principalmente) precisa evoluir. Afinal, a equipe faz o que ele manda.

Fazer o empresário entender isso (sem que ele queira estrangular o consultor) é libertador. Depois disso, geralmente, existe uma abertura fantástica para implementar mudanças importantes.

Os líderes precisam entender e aceitar que devem abraçar a responsabilidade, tanto das mudanças no quesito resultados, quanto na evolução do seu time. E que, se os funcionários devem mudar, eles também devem.

Quais os benefícios de se desenvolver líderes para um projeto de consultoria?

Trazer consciência e preparação técnica para funcionários, transformando-os em líderes, proporciona, além de motivação e comprometimento, resultados palpáveis. De acordo com a revista Você/SA, desenvolver líderes é capaz de entregar:

  • 87% de melhoria na produtividade;
  • 79% de melhoria no clima;
  • 74% de redução de custos;
  • 56% de melhoria da imagem externa;
  • 57% de melhoria na rentabilidade;
  • 56% de maior geração de inovações;
  • 50% de aumento de receita.

Somente esses dados já são bastante convincentes para que tanto você, como consultor, quanto o seu cliente acreditem na importância de se incluir o desenvolvimento de pessoas em todo e qualquer tipo de consultoria.

Os funcionários se sentem valorizados quando a empresa investe em capacitação e demonstra que existe a preocupação com eles. Comunicar o desejo de que eles façam parte da visão de futuro definitivamente desperta mais engajamento.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Como desenvolver os líderes para o projeto de consultoria?

Não precisa ser um super treinador para desenvolver líderes. Basta ter “tato” e empatia.

Tato para perceber que o desenvolvimento humano é essencial para qualquer transformação e empatia para se colocar no lugar de todos os envolvidos no processo e compreender os seus maiores desafios.

Seguem, abaixo, cinco passos essenciais que poderão ajudá-lo nesse propósito.

1. Conecte-se com o gestor de RH

Conectar-se com o gestor de RH é sempre uma grande estratégia. Entenda o que é feito, o que se deseja fazer, o que deve PARAR de ser feito e o que ainda precisa ser feito para desenvolver as pessoas.

2. Faça um calendário de treinamento

Ao se projetar uma solução, é importante comunicar, além das ferramentas e estratégias, os processos e as mudanças que o projeto exigirá. Por isso, é necessário elaborar um calendário de treinamento que ilustre como o desenvolvimento de líderes será orientado.

3. Realize conversas particulares

Conversas individuais são muito importantes para saber mais a fundo o que acontece e para coletar informações que agreguem na consultoria.

Como dito antes, lembre-se de usar a missão, visão e valores da empresa para basear e justificar as mudanças. Eles são a grande bússola para convencer e fazer o time “comprar a ideia”.

4. Avalie cada membro da equipe individualmente

É importante conhecer as capacidades e limitações dos membros da equipe para desenvolvê-los, direcionando todos à alta performance.

Se você não tem expertise em avaliar profissionais, peça ajuda. Seja junto ao RH do cliente ou com outros consultores que entendam do assunto.

É importante ser transparente com o cliente e informar até que ponto você pode contribuir. É bem melhor do que aceitar uma demanda a qual você não consegue entregar.

Planilha de Gerenciamento de Projetos em Excel Pronta

5. Construa um plano de ação para cada funcionário

Esse plano de ação deve incluir o que a empresa fará por ele (treinamentos, por exemplo) e o que ele deve buscar para melhorar a si mesmo (seja buscar qualificações, ou até mesmo, mudanças comportamentais).

Plano de Ação para cada Funcionário

Lembrando que esse plano deve ter uma data para conclusão, e antes desse dia, mensurações parciais da sua evolução devem ser feitas e despachadas com o funcionário. Dessa forma, o colaborador saberá o seu nível de responsabilidade no seu próprio desenvolvimento.

Se, ao final do período, não houver uma melhora que seja justificada, a empresa poderá tomar outro caminho (demissão, por exemplo) e o funcionário terá a consciência de que, se isso aconteceu, a responsabilidade foi dele, pois a empresa deu todas as chances possíveis.

Dicas EXTRAS para gerar valor nos seus projetos de consultoria

Construa o seu bônus

Encantar é sempre uma ótima estratégia, por isso, a primeira dica que dou é: ofereça o seu extra! Algo que o cliente não espera que vá receber e que vá ajuda-lo no dia a dia potencializando o valor do seu projeto.

Eu sempre chamo esse bônus de “forma de demonstrar gratidão” pela oportunidade que recebi de realizar um trabalho nas empresas.

Esse sentimento, sendo genuíno, estreita laços, gera reciprocidade e contribui para portas abertas no futuro. É muito prazeroso ver uma expressão de surpresa e alegria em momentos como esse.

Planilha de Precificação de Projetos em Excel Pronta

Desenvolva um “pós-venda”

O pós-venda é uma ótima maneira de ser lembrado pelo cliente. Entre em contato com ele e verifique como está a eficácia das soluções que você implantou. Ofereça dicas de como melhorar (mas saiba diferenciar e dosar esses momentos ou você pode ‘trabalhar de graça’).

Como estudar faz parte da rotina do consultor, sempre que vejo algum conteúdo ou notícia que tenha sinergia com algum cliente, envio para eles como uma desculpa para puxar papo.

Uso isso para pedir a sua opinião ou perguntar se ele também está passando pelo mesmo cenário e o que tem feito. Ou até mesmo se construo alguma ferramenta que acredito ser interessante para o seu negócio, envio gratuitamente.

Sempre recebo mensagens de agradecimento e/ou desenvolvo conversas interessantes. Isso faz parte da atividade de vendas! Lembre-se: somos todos vendedores!

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Deixe um legado ao seu cliente

Como consultores, devemos não só entregar um projeto e um resultado nos clientes, mas sim, deixar um legado. Temos que ser excelentes, precisamos mostrar que somos um divisor de águas na vida da empresa.

E a melhor maneira de atingir um nível extraordinário de excelência é transformando pessoas. Depois que você encerra uma parceria, é importante que se tenha certeza de que as pessoas se tornaram melhores após a sua passagem na empresa.

Usando de informações que indiquem as necessidades de desenvolvimento, construindo um feedback estruturado, um plano de ação que contemple tudo o que precisa ser feito, acompanhando o dia a dia e concluindo o ciclo, tem-se um planejamento estruturado de desenvolvimento humano que engloba todas as necessidades da empresa.

Entregue evolução, desperte a maturidade e o desejo de todos de fazer parte de algo realmente importante. Faça-os se sentirem orgulhosos de estarem contribuindo para uma mudança de resultados.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Pois, se além de entregar resultados com uma solução, você ainda contribuir com uma mudança (parcial ou completa) da cultura organizacional, seu projeto terá sido ainda mais impactante!

Rodolfo Oliveira, Consultor

Este artigo foi escrito em parceria com Rodolfo Oliveira, consultor empresarial com foco em crescimento de rentabilidade através da inteligência em vendas, desenvolvimento de times e análise de perfil comportamental.

Ferramentas Para Consultores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.