O que é um projeto de consultoria?

projeto de consultoria

Um projeto de consultoria é um serviço que visa auxiliar uma pessoa ou empresa em uma determinada situação por meio de conselhos técnicos fornecidos por um consultor especializado no assunto em questão.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Tipos de Projetos de Consultoria

Quando falamos de projetos de consultoria, podemos fazer algumas classificações para auxiliar no seu entendimento:

  • Interno ou Externo: Projeto realizado por consultores que fazem parte do quadro efetivo de funcionários da organização em questão ou não.
  • Padronizado ou Personalizado: Diferença entre fazer um projeto de consultoria de acordo com a necessidade do cliente ou ter um serviço pré-formatado.
  • Especializado ou Geral: Enquanto o projeto especializado visa resolver problemas ou processos específicos, o geral analisa a organização como um todo, atuando em várias áreas diferentes ao mesmo tempo.
  • Por área: Uma consultoria pode ser feita para as mais diferentes áreas de uma empresa. Alguns exemplos são os setores de recursos humanos, comercial e vendas, produção, etc.

Etapas (mais comuns) de um projeto de consultoria

Apesar de não existir uma regra definida sobre como um projeto de consultoria deve ser executado, é muito comum ao pensar no objetivo da consultoria se colocar no papel do consultor e passar pelo seguinte caminho.

Etapa Comercial – É todo o processo envolvido antes de se iniciar a consultoria em si. Nela, depois de prospectar clientes para a sua consultoria e começar negociações, você terá que conversar com eles para definir:

  • O escopo do projeto, onde você deve estabelecer os objetivos, a estrutura das entregas que acontecerão ao longo do projeto e as tarefas necessárias para alcançar o que foi combinado
  • O cronograma do projeto, com os prazos e datas de cada uma das etapas e entregáveis que foram definidos. Ter esse “calendário” bem organizado por ser a diferença entre um projeto de consultoria atrasado ou não
  • E o preço, afinal de contas, se você não souber o quanto e como cobrar pela sua consultoria dificilmente vai conseguir justificar os valores que pediu na sua proposta comercial.

Etapa Operacional – Se tudo der certo e você negociar bem, chegará no momento mais “mão na massa”, que basicamente consiste na realização do projeto de consultoria combinado com seu cliente. Aqui você pode passar por alguns passos como:

Etapa de Follow Up – Para fechar, depois de finalizar o projeto de consultoria, ainda é importante ter atenção com o seu cliente, fazendo algumas atividades:

  • Para começar, faça uma pesquisa de satisfação para entender se o seu serviço foi bem aceito. Aconselho sempre usar o meio online (uma boa ferramenta é o Google Forms) para tirar um pouco da pessoalidade e permitir que seu cliente seja sincero
  • Depois desse passo inicial, faça um acompanhamento de suporte em períodos futuros. Basta enviar um email programado ou fazer uma ligação depois de 1 mês. Assim você entende se o que sugeriu foi aplicado e se trouxe resultados. Nesse ponto, você pode entrar em contato mais vezes se achar que vale a pena.
  • E por fim, se você for um bom consultor e perceber que existem novas possibilidades de fazer negócio, vale sempre ter uma boa abordagem mostrando esses outros pontos de melhoria e se deixando a disposição para auxiliar com o que for necessário caso o cliente queira.
Ferramentas Gratuitas para Consultores

Ferramentas Para Consultores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.