O que é preciso para ser consultor?

o que é preciso para ser consultor

Para ser um consultor de sucesso é necessário ter uma série de características e habilidades que vão desde a visão empresarial e o pensamento crítico até a criatividade e a experiência na área em que se deseja atuar. Apesar de não existir uma licença ou certificado necessário para começar a prestar serviços de consultoria (a não ser que seja em uma área específica), se engana quem acha que se colocar no papel de consultor é uma tarefa simples que qualquer um pode fazer.

O grande objetivo de um consultor é ajudar o seu cliente (seja ele uma empresa ou uma pessoa física) em assuntos que ele não possui conhecimento suficiente para resolver sozinho. Isso pode ser feito de algumas formas diferentes:

  • Diagnosticando problemas
  • Levantando processos que podem ser melhorados
  • Definindo estratégias sobre o que deve ser feito
  • Acompanhando indicadores e resultados

Talvez os primeiros passos para dar essa ajuda e realizar essas ações seja estudar bastante para estar sempre atualizado e ter experiência prática no assunto em questão.

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O que é preciso para ser consultor com experiência?

O primeiro caminho (e normalmente o mais óbvio) é trabalhar por algum tempo em uma empresa fazendo a atividade que você se propõe a prestar consultoria. Por exemplo, se você trabalha na área logística de uma transportadora, acaba conhecendo diversos processos relacionados ao controle de frotas, gestão da manutenção, estoque e por aí vai. Se você trabalhar tempo o suficiente e tiver as características certas, pode prestar serviços de consultoria para outras transportadoras ou para empresas que precisam implementar ou organizar uma área de logísitica.

Tem também os que começam em grandes empresas de consultoria e aprendem muito com profissionais mais rodados. Gosto bastante desses 2 caminhos, mas eles não são únicos. Uma outra boa opção é partir para a prática e ser consultor tocando projetos. Em um primeiro momento você pode fazer consultorias pro bono ou com um preço bem reduzido, para ir ganhando prática. Também é possível ganhar experiência com formações, tanto acadêmicas em uma universidade (a mais comum dos consultores é a de administração de empresas), como em cursos de extensão como os que estão disponíveis no Udemy.

Além da experiência e conhecimento como um todo, que vai sendo obtido ao longo da sua formação acadêmica e profissional, não posso deixar de falar que para ser um consultor de sucesso vale a pena conhecer a história de como surgiu a consultoria como um todo e também é necessário ter alguns comportamentos, características e habilidades.

Que comportamentos são necessários para ser consultor?

Se você se identificou com o que falei até agora, além da experiência, é desejável que tenha alguns comportamentos que vão fazer com que a sua consultoria, conselhos e ajuda sejam muito melhores:

  • Capacidade criativa – Qualquer empresa precisa inovar. Conseguir pensar em possibilidades diferentes e inovadoras pode ser um golaço apreciado pelo seu cliente. Para me manter por dentro de tendências, gosto sempre de dar uma olhada nesses sites aqui: Springwise, Hypeness e B9
  • Análise Crítica e Visão Macro – Muito provavelmente você será contratado para resolver um problema, mas ao longo do trabalho e projetos, sempre verá a conexão dele com outras áreas e ter a capacidade de identificar essas ligações é essencial para evoluir e ter resultados concretos.
  • Independência e Proatividade – Você estará dentro de uma empresa, muitas vezes lutando contra crenças e formas de se fazer as coisas que já estão consolidadas por anos. Se não se mexer e pensar por conta própria, vai acabar não fazendo o melhor da consultoria
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Decisões sobre a atividade do consultor

Para fechar as reflexões iniciais, vale a pena falar sobre como criar o nome da sua consultoria e se ater à atividade de consultoria propriamente dita, que envolve como você vai cobrar pelos seus serviços, qual será o escopo de atuação do trabalho (será apenas de orientação ou você vai meter a mão na massa) e também estabelecer o tamanho dos cronogramas dos projetos (se serão projetos mais longos e com mais etapas ou menores, mais específicos e com prazos mais rápidos). Com esses pontos definidos, você pode definir o seu público alvo e começar a prospectar clientes.

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