O que é consultoria autônoma?

consultoria autonoma

A consultoria autônoma é uma forma de trabalho autônomo exercido por um consultor explorando uma atividade profissional de aconselhamento de pessoas ou empresas de forma remunerada, explorando assim a sua força de trabalho para o próprio proveito.

Em um resumo bem simples, você é a sua própria empresa e, por isso o consultor autônomo não possui vínculo empregatício com a empresa que atende, tendo o seu trabalho configurado como uma terceirização.

Ser consultor autônomo x trabalhar em uma consultoria

Se você está pensando se deve seguir o caminho da consultoria autônoma ou se vale mais a pena buscar um trabalho dentro de uma consultoria que já atua no mercado, vale a pena pesar alguns pontos.

Olhando pelo lado positivo (que na minha opinião supera os negativos), você tem a liberdade de dar o direcionamento que quiser na consultoria, usa 100% do seu conhecimento e tem a totalidade dos ganhos e vendas realizadas. É mais simples escolher os clientes que serão prospectados e ainda é possível ter mais horas livres com uma boa organização da sua agenda.

Do outro lado, ao não trabalhar em uma consultoria consolidada no mercado você deixa de contar com uma marca (que pode ser criada ao longo do tempo por você), passa a não ter uma renda fixa do salário (é necessário ter planejamento financeiro para não se ver em situações complicadas em períodos de vacas magras) e ainda fica responsável por todas as atividades da “empresa”, desde a organização da agenda até o envio de notas fiscais para clientes (que podem ser diminuídas com a contratação de serviços terceirizados).

Como iniciar a carreira como consultor autônomo

Uma das grandes dúvidas de novos consultores que estão seguindo o caminho da consultoria autônoma é de como prospectar seus primeiros clientes. Apesar de não existir uma resposta simples, vale a pena ter alguns pontos em mente:

Uma forma de ter um pouco mais de autoridade para os clientes da consultoria autônoma é fazer parte de organizações como a ABCO (Associação Brasileira dos Consultores) ou do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização). Esse tipo de participação pode ajudar a quebrar uma barreira inicial de dúvida e falta de conhecimento do seu trabalho anterior.

Esses são alguns passos iniciais que vão permear o seu primeiro contato com seus clientes. É necessário deixar uma excelente primeira impressão e isso só é possível mostrando que você é bom no que faz, que vai ajudar ele nos desafios que tiver (porque já fez isso antes com outros clientes) e com uma proposta com valor e escopo dentro do esperado.

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