8 mitos que rondam a vida dos consultores

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LUZ Prime

O mercado de consultoria está crescendo, o que é ótimo! Mas, junto desse crescimento, a gente vê alguns mitos disfarçados de conselhos sendo espalhados por aí.

Esses mitos da consultoria costumam sugerir caminhos aparentemente mais curtos e simples para o sucesso.

Eu mesmo já ouvi muitas vezes as frases listadas a seguir e acredito que você também. 

Até acreditei em algumas delas no início e hoje, com muito mais experiência, percebo que não me levaram a lugar algum.

Veja quais são esses mitos e passe longe!

LUZ Prime

#1: Qualquer um pode se tornar um consultor

De certa forma, qualquer um pode dizer que é consultor. Porém, isso é bem diferente de se tornar um consultor de verdade.

A gente está falando de uma profissão baseada na capacidade de resolver problemas, entregar resultados e gerar valor para as empresas.

É algo que exige, portanto, muita expertise e habilidades diversas.

Nenhuma empresa quer contratar os serviços de alguém que se diz consultor mas que não tem preparo. 

O que eu quero dizer com isso é: não dá para ter uma consultoria de sucesso sem uma base sólida de conhecimento, além de repertório no nicho em que pretende atuar.

#2: Consultores não são donos de empresa

Tocar um negócio de consultoria próprio é bem diferente de trabalhar para uma grande empresa de consultoria, em que você cuida apenas de partes de um projeto.

Quando você é o dono, nada chega pronto para ser feito.

É preciso correr atrás de clientes e conquistá-los para, aí sim, desenvolver um projeto do zero.

Além de prospectar e entregar o que foi prometido, você precisa montar as propostas, definir preços, cuidar do marketing e de tudo o que envolve a administração de um negócio.

Dessa forma, adotar o mindset de consultor empreendedor é fundamental.

#3: Você pode ser um consultor generalista

Fazer qualquer tipo de projeto para empresas de qualquer nicho de mercado não é uma boa estratégia.

Ser generalista cria uma ilusão de que é mais fácil ampliar o campo de atuação. Só que no final das contas diminui as suas chances de se destacar no mercado.

Afinal, os clientes querem contratar alguém que domine a área em que estão tendo dificuldade. E, do lado do consultor, essa especialização permite alcançar o perfil ideal de cliente.

Caso ainda não saiba bem por qual caminho seguir, assista ao curso “Descubra o seu nicho de atuação e se especialize”. Além de explorar os tipos de nichos e os benefícios de focar em um deles, o curso ajuda você a afunilar os temas e encontrar aquele com o qual você mais se identifica.

#4: Nunca mostre seu lado pessoal

Diante da preocupação constante em passar uma imagem profissional, muitos consultores criam um muro ao redor de si mesmos.

Porém, ser aberto e demonstrar vulnerabilidade é importante, sabia?

É uma postura que mostra que você é humano. E consultoria envolve pessoas, que são atraídas por autenticidade.

Sendo assim, compartilhe suas histórias, desafios e não tenha medo de ser você mesmo. Jamais assuma uma personalidade que não é sua.

No curso “Mentalidade do consultor moderno”, junto do Juliezer Souza, falo um pouco mais sobre isso. Se ainda não viu, vale a pena conferir!

#5: Trabalhe mais para ganhar mais

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Dentro da realidade daqueles que trabalham para grandes empresas de consultoria, essa afirmação pode até fazer sentido.

Mas no caso do consultor independente não.

Enquanto dono do seu negócio, você é quem define os valores e como cobrar pelos projetos, certo?

Isso quer dizer que você pode cobrar valores mais altos e usar diferentes estratégias, como a produtização de serviços, terceirização e automatização de tarefas.

Essas são algumas práticas que ajudam a tornar sua consultoria escalável, sem que você precise se matar de trabalhar para ganhar mais.

#6: Quanto mais leads maior o sucesso

Esta não é uma relação direta. Isso porque uma quantidade maior de leads não resolve os seus problemas de marketing.

O que mais importa é a qualidade dos seus leads.

De nada adianta ter uma longa lista de potenciais clientes se você não consegue fechar negócio com a maioria deles.

Antes de colocar energia na geração de leads, você precisa identificar o perfil de cliente ideal, criar uma estratégia de venda e se preparar para conversar com as empresas.

Assim, você não perde tempo. Em vez disso, direciona seus esforços para onde existem chances reais de fechar negócio.

#7: Para se dar bem, é preciso sacrificar tempo com a família e os amigos

Este é um mito que a gente sempre tenta quebrar aqui na Academia do Consultor. Se você está abrindo mão de tudo aquilo que importa na sua vida por conta do trabalho, é sinal de que algo está errado.

É claro que o sucesso de uma consultoria exige dedicação.

Mas um dos motivos pelos quais boa parte dos consultores escolhe abrir o próprio negócio é encontrar o ponto de equilíbrio para ter qualidade de vida.

Quando você passa a usar as estratégias certas, você não precisa deixar tudo de lado ou trabalhar 24 horas por dia.

Ter um estilo de vida que traga liberdade para você fazer o que quer faz parte da construção de um negócio bem-sucedido. É a melhor maneira de gerar impactos positivos na vida dos seus clientes, sem ter que abandonar a sua.

#8: Você pode fazer tudo sozinho

No começo, os consultores geralmente precisam se virar e cuidar de tudo. Mas conforme a consultoria vai crescendo, fazer tudo sozinho se torna impossível.

Afinal, não faz sentido gastar seu tempo com tarefas administrativas e repetitivas em vez de se dedicar às atividades estratégicas.

Isso quer dizer que, uma hora ou outra, você vai precisar aumentar a sua equipe para conseguir focar no crucial, seja por meio da contratação de funcionários ou de freelancers.

Outra prática que funciona bem é a automatização.

A tecnologia pode ser sua grande aliada quando se trata de tarefas repetitivas. Hoje é possível contratar sistemas, aplicativos e softwares por valores bastante acessíveis, além de serem muito práticos de adotar.

A questão é: fazer tudo sozinho não funciona, sobretudo a longo prazo.

Fuja dos mitos da consultoria!

Sempre que alguém te mostrar caminhos que parecem simples demais, desconfie, pois as chances de serem mitos da consultoria são altas.

É por isso que na comunidade da Academia do Consultor a gente faz tanta questão de promover o conhecimento e as trocas de experiências.

A partir do momento em que o consultor entende como o mercado funciona, quais estratégias e práticas dão certo, mitos como esses que comentei aqui caem por terra.

Tem tido dificuldade para se destacar da concorrência? Então assista à live sobre como se posicionar e diferenciar a sua consultoria!

LUZ Prime