Descubra como aplicar o gerenciamento de recursos humanos do projeto

gerenciamento de recursos humanos

O gerenciamento de recursos humanos é uma das áreas de conhecimento do PMBOK, o principal guia de melhores práticas de gerenciamento de projetos. Por isso, merece a sua atenção.

As pessoas envolvidas são os recursos mais importantes de qualquer projeto. Sem elas, o projeto não existe.

No entanto, as pessoas não são iguais. Cada um tem uma história de vida, conhecimentos, comportamentos, competências e temperamentos diferentes.

Por isso, os gestores precisam saber lidar com a equipe para que o projeto flua tranquilamente e os resultados sejam positivos.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então continue lendo para entender mais sobre a relevância dos processos e como aplicá-los no dia a dia!

Por que é importante fazer o gerenciamento de recursos humanos?

Antes de mais nada, fique sabendo que o gerenciamento de recursos humanos precede a formação da equipe.

Isso porque o primeiro passo é determinar quais são as habilidades necessárias para o sucesso do projeto. A partir disso, é possível dar os próximos passos, escolher os membros do time e assim por diante.

Ao gerenciar de perto as pessoas que fazem parte da equipe, você consegue acompanhar o desempenho dos colaboradores, controlar os processos e garantir que o planejamento está sendo seguido.

Ainda, caso surja algum problema, fica mais fácil encontrar as melhores soluções, que funcionem para todos.

Conheça os processos do gerenciamento de recursos humanos do PMBOK

O guia sugere 4 processos para os gerentes fazerem a gestão adequada dos seus colaboradores. Veja quais são eles:

1. Planejar o gerenciamento de recursos humanos

Assim como em outras áreas do conhecimento do PMBOK – integração, escopo, tempo, custos, qualidade, entre outras –, o primeiro processo é planejar.

Aqui, o que você deve fazer é ler o escopo para entender quais atividades precisam ser executadas ao longo do projeto.

Com base nisso, é possível elaborar um planejamento dos recursos humanos que serão mobilizados na empresa.

Mas como isso é feito?

Por meio da documentação das habilidades exigidas, atribuições, responsabilidades e relações de hierarquia. Tudo vai depender da dimensão e da área de cada projeto.

Os maiores e mais complexos podem demandar diferentes profissionais, o que torna essa etapa de planejamento mais demorada.

De qualquer maneira, é importante que o plano seja feito com o máximo de atenção para evitar problemas futuros.

Depois de registrar as etapas, tarefas, quantidade e perfis de profissionais necessários, é hora de começar o recrutamento.

Este processo também inclui os acordos sindicais, determinação do horário de trabalho, políticas, procedimentos de segurança, concessão de folgas, premiações, etc.

2. Mobilizar a equipe do projeto

Nesta segunda etapa, os recursos humanos do projeto são confirmados. Ou seja, é quando o gerente verifica a disponibilidade dos profissionais.

Além de estarem disponíveis, eles precisam atender aos requisitos do projeto relacionados às habilidades, interesses e experiência. E, claro, a remuneração também precisa estar dentro do orçamento.

Caso esses profissionais façam parte do quadro da empresa, é papel do gerente negociar o uso do tempo de trabalho deles para as atividades do projeto.

Porém, muitas vezes, a empresa precisa contratar mão de obra para assumir diversas funções. Um alerta: a contratação de profissionais inexperientes com o objetivo de poupar recursos financeiros pode trazer riscos.

Ainda que as responsabilidades possam ser redistribuídas, o melhor é que o planejamento do gerenciamento de recursos humanos seja feito com precisão, de acordo com o escopo e o cronograma do projeto.

Dessa forma, você pode gastar suas energias com o que realmente importa nesta etapa, como pensar nas avaliações de habilidades, treinamentos, regras básicas, entre outras coisas.

3. Desenvolver a equipe do projeto

Esta terceira etapa, como o nome diz, tem o objetivo de desenvolver os colaboradores. A ideia é promover a integração entre eles e potencializar as capacidades individuais.

Mas por que isso é importante? Porque todos saem ganhando.

Por meio da educação e dos treinamentos, você prepara os profissionais para fazerem entregas com alta qualidade. Com isso, a equipe tem mais facilidade para seguir o cronograma e satisfazer o cliente.

Ao mesmo tempo, os treinamentos estimulam os colaboradores a compartilharem conhecimentos e experiências entre si, pois cria essa cultura de mentoria.

Outro ponto relevante para o desenvolvimento da equipe é, sem dúvidas, a integração. Isso porque o entrosamento traz mais motivação para o time, aumenta a produtividade, diminui os conflitos, melhora a confiança.

Ou seja, trata-se de criar uma verdadeira cultura de colaboração, que só tem a contribuir com os resultados do projeto.

Ainda que pareça um grande esforço, fique sabendo que desenvolver a equipe é algo que traz retornos visíveis. Só de estarem imersos em um ambiente onde existe harmonia, os colaboradores têm ganhos claros de desempenho.

4. Gerenciar a equipe do projeto

A quarta etapa do gerenciamento de recursos humanos é acompanhar o desempenho do time. Fazem parte desse processo atribuições como: resolução de problemas, coordenação de mudanças e feedbacks.

Além de ter ótimas habilidades para administrar conflitos, você deve colocar em prática sua capacidade de liderança, negociação e comunicação clara.

E um ponto importante é jamais duvidar do potencial da sua equipe. Busque propor tarefas desafiadoras para os colaboradores e reconheça o bom desempenho de cada um deles.

Ao longo de todo o projeto, crie o hábito de fornecer feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

O feedback é um instrumento eficiente de avaliação que precisa ser usado constantemente. Não deixe que as questões se acumulem para conversar com a equipe.

Assim como os erros devem ser apontados para que o desempenho melhore, as conquistas devem ser reconhecidas. É um jeito de aumentar a motivação, o nível de qualidade e promover melhorias.

Coloque o gerenciamento de recursos humanos em prática!

O tempo dedicado aos recursos mais importantes para a execução dos seus projetos é um investimento.

Portanto, não deixe de aplicar os processos de gerenciamento de recursos humanos daqui para frente.

Precisa de uma força para tocar vários projetos ao mesmo tempo? Então clique abaixo para conhecer a planilha de gerenciamento de projetos que vai mudar a sua vida!

Planilha de Gerenciamento de Projetos em Excel

Ferramentas Para Consultores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Baixe Grátis: Ebook 10 Maneiras para Obter Mais Clientes de Consultoria



      RECEBA NOVIDADES NO SEU EMAIL

      Fique por dentro do melhor conteúdo escrito por consultores para consultores, focado em dicas práticas para te ajudar. Cadastre-se abaixo: