Como funciona uma consultoria empresarial em planejamento estratégico?

Como Funciona uma Consultoria em Planejamento Estratégico?

Caro consultor, leia isto:

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Com certeza você já ouviu ou, até mesmo, leu esse pensamento do Sêneca. Pois bem, por si só, ele responde à metade do título deste artigo.

Todavia, nós consultores, temos inúmeros outros motivos para explorar o enorme potencial desse campo da consultoria empresarial, o da gestão estratégica.

Índice do artigo:

  1. O que é gestão estratégica?
  2. Que tipos de empresas precisam de uma consultoria em gestão estratégica?
  3. Como fazer um diagnóstico para uma consultoria em plano estratégico?
  4. O que não pode faltar em um projeto de planejamento estratégico?
  5. Cuidados ao desenvolver a sua consultoria em planejamento estratégico
  6. Como planejar uma consultoria em planejamento estratégico?
  7. Conclusão
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Especialmente agora, mais do que nunca, quando muitos empreendedores foram surpreendidos com essa pandemia e que, pela falta de um planejamento estratégico prévio ou, mesmo, corretamente elaborado, sucumbiram tragicamente, ou, na melhor das hipóteses, relutam para sobreviver.

Far-se-á mais que necessário se reorganizar, para quem sobreviver, e se planejar, para quem decidir empreender.

Sobrevivendo ao Empreendedorismo

Portanto, ao posicionar-se no mercado como consultor em gestão estratégica, conduzindo a elaboração e execução de planejamento estratégico, não lhe faltará trabalhos, tenha certeza disso.

Convido-lhe a ler este artigo até o fim e receber insights valiosos sobre este tema.

O que é gestão estratégica?

Trocando em miúdos, defino gestão estratégica como sendo uma cultura organizacional composta de planos, ferramentas e ações que permitirão à empresa uma maior capacidade de alcançar objetivos e metas.

Objetivos e Metas

Além disso, a gestão estratégica permite dar respostas rápidas e mais assertivas quando, por razões diversas, se deparar com situações que possam comprometer suas operações, conseguindo, assim, rapidez e agilidade em suas decisões e resiliência em toda sua vida útil.

Ou seja, é algo mais que indispensável para toda empresa, independentemente de tamanho ou segmento. 

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Que tipos de empresas precisam de uma consultoria em gestão estratégica?

Toda empresa, seja lá qual for seu porte ou segmento, é um potencial cliente para uma consultoria de planejamento estratégico, seja para elaboração pela primeira vez, revisão ou, mesmo, remodelagem do atual.

No entanto, o maior e melhor alvo para um consultor de gestão estratégica está nas micro e pequenas empresas, não só por corresponderem a cerca de 99% do cenário empresarial brasileiro, segundo o SEBRAE.

Sobretudo, por serem o grupo de empresas que mais nascem sem planejamento, sem gestão profissional e, o pior de tudo, as que mais sofrem para operar no âmbito empresarial brasileiro.

Não obstante, são as primeiras a serem atingidas em momentos de crises, sendo essas, portanto, o seu maior campo de atuação.

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Como fazer um diagnóstico para uma consultoria em plano estratégico?

Diagnosticar a demanda por planejamento estratégico é muito fácil.

Você vai se deparar com uma realidade triste e que justifica o grande número de empresas fechando suas portas ainda em sua mais tenra idade pela falta de planejamento mínimo em sua concepção.

A grande maioria dessas empresas são desprovidas de estratégias e carecem desse tipo de assistência e isso é claramente perceptível pelo consultor.

Importância do Planejamento Estratégico para nortear um negócio

No entanto, você precisa fazer com que o empreendedor também perceba isso e deseje, mais que qualquer pessoa, ser liberto das dores que isso lhe causa e reconheça a vital importância de ter um plano estratégico para nortear o seu negócio.

E a habilidade de negociação e persuasão do consultor faz muita diferença nessas horas.

Todavia, existem algumas perguntas que ajudam grandemente nesse diagnóstico e, de quebra, geram consciência da necessidade e anseio por organização e mitigação dos problemas, por parte do cliente parceiro. São elas:

Pronto! As respostas dadas a essas perguntas são mais que suficientes para que você tenha esse diagnóstico. Depois, some essas respostas à sua habilidade de persuasão e, sem dúvidas, terá uma consultoria em plano estratégico para executar. 

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O que não pode faltar em um projeto de planejamento estratégico?

Produzir um plano estratégico é algo que demandará do consultor um projeto que envolverá etapas diversas, como um escopo, um cronograma, enfim, todas as etapas inerentes de um projeto em qualquer outra área.

No entanto, como um profissional que já atua nesse mercado há quase uma década, tendo conduzido a elaboração de alguns planejamentos estratégicos e aprendido com os erros e acertos da prática, afirmo que toda base do sucesso no plano estratégico está na formulação da MISSÃO, VISÃO e VALORES – os NORTEADORES ESTRATÉGICOS.

Missão, Visão e Valores - Essenciais em uma consultoria de planejamento estratégico

É isso que definirá toda a gestão estratégica da empresa, de forma interna e externa, é isso que será o cânon, a constituição, as cláusulas pétreas, é isso que forjará a devida personalidade e o caráter da instituição e irá lastrear todas ações e relações que suas operações envolverão.

Portanto, gaste o tempo e energia necessários para essa fase, pois todo o restante, como a execução e acompanhamento do plano de ação, inclusive, a possibilidade de novos projetos nessa mesma empresa, dependerão da força e solidez dos NORTEADORES.

Cuidados ao desenvolver a sua consultoria em planejamento estratégico

Ainda no contexto e como uma dica de ouro que dou, você, como um consultor profissional, deve entender que, na concepção dos NORTEADORES, você não pode ser mais que o condutor dessa construção, você não pode incorrer no erro de inserir as suas convicções na MISSÃO, VISÃO e VALORES da empresa, ainda que elas sejam dignas de honra.

Pois não é sobre você nem sobre o que você acredita e sonha. Isso é um ledo engano, isso enfraquecerá, sobremodo, os NORTEADORES ESTRATÉGICOS, fadando-os ao descrédito rapidamente, sem a força necessária para vencer todos os desafios inerentes do empreendedorismo.

Todavia, ao conseguir conduzir a concepção dos NORTEADORES, fomentada na essência do empreendedor, no que ele acredita, no que o move, construindo, assim, uma MISSÃO FORTE e INSURGENTE, esteja certo de que o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO rumará ao sucesso

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Como planejar uma consultoria em planejamento estratégico?

Por fim, antes de lhe munir de um passo a passo sobre o título desta seção, preciso lhe rememorar que dados mais técnicos sobre a completude de um plano estratégico falaremos nos próximos artigos.

Ou, mesmo, você pode e deve buscar mais informações a respeito e adquirir ferramentas de plano estratégico, que serão de grande valia para com seu aprofundamento no assunto.

E, também, não poderia deixar de lhe afirmar que a consultoria em planejamento estratégico, está entre as mais requisitadas pelo mercado, então, lhe motivo a se preparar profundamente nesse tipo de consultoria e aproveitar as oportunidades que estão, apenas, começando. 

Pois bem, no forjar da minha experiência, aprendi que nenhum plano estratégico é igual ao outro em sua execução, pois toda empresa tem uma gama de peculiaridades diferente, fazendo com que o consultor não consiga aplicar, de forma pragmática, única, a mesma metodologia para todas elas.

E isso é uma das coisas que fazem com que a profissão de consultor empresarial seja maravilhosa – você jamais se encontrará em monotonia.

Todavia, como todo planejamento estratégico tem como objetivo fomentar as empresas com conhecimento, ferramentas e práticas estratégicas, em um plano de ação que alavanque o negócio, faz-se imprescindível aplicar um conjunto de ações sequenciais que garantam a melhor e mais rápida coleta de informações e insights, a fim de lhe permitir o desenvolvimento mais assertivo do trabalho. Assim, sugiro as seguintes etapas sequenciais: 

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Etapas de um projeto de planejamento estratégico

Consultoria em Planejamento Estratégico - Cronograma Exemplo

Etapa 1 – Caracterização do negócio

Aqui você irá investigar todos ou o máximo de detalhes do negócio. Seja um grande investigador e ouça até que seus ouvidos fiquem “mudos” (rs).

Obs.: para lhe auxiliar nessa coleta, utilize planilhas estruturadas e editáveis já à venda no mercado.

Etapa 2 – Norteadores estratégicos

Identifique se há e se isso é claro, caso não seja, remodele-os utilizando o CANVAS

Etapa 3 – Análise dos ambientes interno e externo

Para essa análise, utilize ferramentas como SWOT e 5 FORÇAS DE PORTER, além, é claro, de sua sensibilidade como consultor empresarial que atua nessa área. 

Etapa 4 – Desenvolvimento da estratégia

Nesta etapa, você se debruçará em todos os dados quantitativos e qualitativos que garimpou e, com o auxílio de outras fontes e cases de sucesso, construirá o rol de estratégias.

Etapa 5 – Plano de ação

Por fim, é hora de apresentar o rol de estratégias estruturado em uma plano de ação que disporá de todos os detalhes necessários para o alcance dos objetivos e metas propostos pelo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Dica da Academia do Consultor: você pode fidelizar os seus clientes de consultoria vendendo o acompanhamento do planejamento estratégico ao fim da consultoria.

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Conclusão

Agora você já tem uma ideia mais clara da importância e dos objetivos da gestão estratégica e, principalmente, da função que o planejamento estratégico ocupa dentro dessa gestão.

É seu papel, como consultor, aplicar seu conhecimento, com todas as melhores técnicas e ferramentas de que você consiga dispor, para promover o crescimento das empresas que buscam sua orientação e, consequentemente, colaborar com a economia do país.

Consultor, o Brasil precisa de você! Sucesso! Até o próximo artigo.

Este artigo foi escrito em parceria com Genilson Almeida – Fundador e CEO da UP! Consultoria e Treinamentos. Membro da ABCO – Associação brasileira de consultores. Consultor Empresarial especialista em gestão estratégica, comercial e financeira.

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