- Texto após a publicidade -
Início Consultoria Como surgiu a consultoria

Como surgiu a consultoria

0
336
como surgiu a consultoria
- Texto após a publicidade -

O início de como surgiu a consultoria vem dos tempos mais antigos.

Desde que o mundo é mundo existe o papel de pessoas que atuam como guias ou conselheiros, auxiliando pessoas, empresas, organizações e governos das mais diferentes formas.

Por isso, podemos considerar que essa atividade existe de maneira “informal” há muitos séculos.

Se você está lendo esse post, provavelmente é um consultor, quer ser um ou tem algum interesse pelo mundo das consultorias.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais das origens desse setor, que é tão importante para a organização de uma quantidade gigantesca de empresas e pessoas no mundo inteiro.

Uma breve história de como surgiu a consultoria

Os primeiros anos da consultoria

- Texto após a publicidade -

O setor de consultoria como conhecemos hoje teve seus primórdios com a Arthur D. Little, a primeira empresa de consultoria do mundo (pelo menos é considerada assim por muitos), fundada em 1886 por um professor do MIT.

Vale a pena ter em mente que nessa época a Revolução Industrial (que vinha desde o século XVIII) gerou uma necessidade de empresas terem auxílio e aconselhamento com especialista para resolver problemas nas mais diversas áreas, desde a produção até os recursos humanos e finanças.

Algumas décadas depois, podemos considerar 1914 como um novo marco, pois foi nesse ano que surgiu a Booz Allen Hamilton, a primeira consultoria de gerenciamento a atender o governo.

Era o momento de ver os conselhos saírem da esfera empresarial para ganhar um novo mundo. Só fazendo um paralelo rápido com os dias atuais, uma das empresas que mais ficou conhecida recentemente por auxiliar governos com seus processos eleitorais foi a Cambridge Analytica.

Não vou entrar no mérito dos problemas enfrentados com relação à privacidade de informações usadas, só quis mostrar um exemplo atual mesmo. Caso você queira conhecer mais, além do link, vale ver o documentário Privacidade Hackeada, no Netflix.

Conforme esse mercado foi amadurecendo, já em 1926 tivemos um outro exemplo de como surgiu a consultoria com a criação da McKinsey & Company, empresa que se mantém até hoje (quase 100 anos depois) como uma das maiores do mundo.

Talvez esse seja o período da história onde se pode ver a profissionalização do setor. A cultura dessa empresa e do mercado foram fortemente influenciadas por Marvin Bower para ter padrões de qualidade em projetos de consultoria que na época só eram vistos em escritórios de advocacia e médicos renomados.

Ainda assim, conta a história que a consultoria era muito baseada em funções (áreas) ou produtos.

A consultoria empresarial moderna

Dando um pulo para mais algumas décadas para a frente, tivemos no ano de 1963 a criação do Boston Consulting Group, famoso por um de seus métodos: a Matriz BCG e por ter um foco maior na estratégia das empresas como um todo.

Ela surgiu como um braço de consultoria do Boston Safe Deposit and Trust Company. Dez anos depois, em 1973, Bill Bain e outros deixaram a BCG para formar a Bain & Company.

Vale fazer um adendo aqui que até meados da década de 1960, uma empresa dificilmente divulgaria que contratou qualquer tipo de consultoria. Essa atividade era muito mais relacionada a empresa estar passando por tempos difíceis do que qualquer outra coisa.

Foi só nos anos seguintes que começou a se ver as primeiras empresas a anunciar publicamente que haviam contratado consultorias com o objetivo de se legitimar como empresas fortes e profissionalizadas.

Aqui no Brasil, esse mercado se desenvolveu com mais força a partir dos anos 60, junto com o crescimento da atividade industrial.

Desde essa época tivemos cada vez mais empresas multinacionais atuando por aqui e o surgimento de algumas empresas nacionais de renome, um exemplo disso é observar como surgiu a consultoria Falconi, que tem mais de 30 anos de atuação no mercado.

Para fechar com a nossa breve história da consultoria no mundo, vale dizer que mesmo com o acesso quase que ilimitado à informações das mais diversas áreas, todas as empresa continuam precisando desse tipo de profissional, seja para trazer uma visão externa, para atuar com conhecimentos específicos ou para fazer análises que um olhar diferenciado e crítico podem trazer.

- Texto após a publicidade -