Como me tornar um consultor do Sebrae

consultor do sebrae

Para se tornar um consultor do Sebrae é necessário participar de um edital (quando ele estiver aberto), que funcionará como um processo seletivo para credenciar consultorias (pessoas jurídicas e consultores autônomos legalmente constituídos no Brasil) no Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae. É importante que a finalidade da sua empresa permita a realização desse tipo de serviço.

Se você está na dúvida, veja o que é preciso para ser um consultor. Por mais que o Sebrae tenha uma série de exigências, só cumprir com os requisitos técnicos, pode não ser suficiente para ter sucesso e receber boas avaliações ao prestar suas consultorias. Também vale a pena se preocupar em como um consultor deve se vestir para ter certeza que nada vai atrapalhar a percepção que os clientes terão de você.

Uma vez cadastrado, você poderá ser convidado para prestar serviços quando existir demanda para as áreas de conhecimento relacionadas ao edital em que você participou e que constam no seu registro.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

O que o consultor do Sebrae faz

O consultor do Sebrae vai atuar prestando serviços relacionados à sua especialidade sempre que existir alguma demanda de um cliente para o sistema Sebrae.

Ele será responsável por realizar um projeto de consultoria, aconselhamento e intervenção de gestão empresarial em micro e pequenos negócios. Essa atividade costuma envolver o diagnóstico de problemas e a formulação de soluções sobre a necessidade do cliente.

Ao final da prestação do serviço, tanto o Sebrae como a empresa que recebeu a consultoria avaliam o projeto. Além disso, o consultor precisa preencher um relatório e ter seu pagamento formalizado pelas horas contratadas.

Quais são os pré requisitos para me tornar um consultor do Sebrae?

Existem alguns pré requisitos necessários e importantes para se colocar no papel do consultor do Sebrae. Vale a pena ter isso em mente antes de buscar editais de cadastro de novos consultores no sistema Sebrae:

  1. Ser uma pessoa jurídica constituída
  2. O CNAE e/ou objeto social precisa ser de prestação de serviços de consultoria
  3. Só os sócios ou empregados (com carteira assinada) da empresa podem atuar – terceirizados não podem
  4. É obrigatório ter nível superior condizente com a área de atuação desejada
  5. É preciso ter experiência de mercado comprovada

É garantido que serei contratado?

O Sebrae não dá nenhuma garantia de que existirão serviços de consultoria disponíveis para os consultores cadastrados em seu sistema. Por isso, não é prudente você tentar reservar todas as suas horas disponíveis e esperar que toda a sua renda venha deles. Busque diversificar o seu porfolio de clientes com mais empresas, startups, organizações e empreendedores além do Sebrae.

A partir do momento em que surge um novo cliente para o Sebrae, seguindo um sistema de rodízio, as consultorias serão convidadas para atuar na solicitação realizada.

Ferramentas Gratuitas para Consultores

Como se inscrever

Nem sempre existirão editais de credenciamento e contratação disponíveis no Sebrae do estado onde você pretende atuar, então fique atento e, se esse for o seu interesse, tente acompanhar as novidades do Sebrae de tempos em tempos.

Considerando que um edital seja aberto, você pode fazer o download ou impressão dele para ter o detalhamento do que será necessário. Mas de maneira geral, alguns pontos essenciais são:

  • Se certificar que o seu CNAE/objeto social é condizente com o que foi solicitado
  • Providenciar documentos solicitados da pessoa jurídica ou sócio indicado (lembre-se de ver validade de certidões)
  • Preencher cadastro eletrônico, disponível por link – a inscrição só tem validade com esse item finalizado
  • Enviar a documentação completa solicitada para o endereço informado no edital vigente
  • Escolher até 3 áreas de atuação em que seja possível comprovar as exigências do edital

Agora é só ficar de olho e acompanhar o portal deles com alguma periodicidade para ter certeza de que não vai perder nenhuma divulgação e convocação para a possibilidade de se tornar um consultor do Sebrae.

Ferramentas Para Consultores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.