Como estudar para consultoria

como estudar para consultoria

Se você quer seguir a carreira de consultor, uma das perguntas que pode se fazer é como estudar para consultoria da maneira certa para otimizar o seu tempo. A verdade é que desde o surgimento da consultoria no início do século XX, esse setor tem passado por uma série de mudanças que tem aumentado a importância de nunca parar de se atualizar.

Independentemente se o seu objetivo é entrar para uma grande de consultoria ou criar a sua própria empresa, estudar e se atualizar constantemente fazem parte do que é preciso para ser um consultor de sucesso. Por isso, vale a pena entender a diferença e o foco que você deve dar nos diferentes casos.

Como estudar para consultoria própria

Se você já tem a sua consultoria ou está pensando em ter, deve ter em mente que o estudo para a sua empresa consiste em todas as informações que você consegue juntar e colocar em prática. Por isso, se manter atualizado é um dos grandes fatores que pode te auxiliar a conquistar clientes. Alguns caminhos que eu te recomendo são:

1 – Esteja por dentro das tendências

Todo ano diversas organizações do mundo todo montam seus estudos de quais são as tendências mais importantes para o ano que vai entrar. Apesar de muita coisa ser um tiro no escuro, muitas vezes você pode começar a delinear novos caminhos e ver soluções inovadoras para problemas dos seus clientes.

Por isso, de acordo com o seu foco de trabalho, busque esses relatórios. Por exemplo, se você for um consultor especializado em pequenas empresas, pode ler as tendências para pequenos negócios para 2020/2021 do Sebrae. Agora se você atuar no setor de alimentos, pode ser uma boa ver o Brasil Food Trends 2020. Também indico os relatórios feitos pelas grandes consultorias como as 8 tendências de crescimento para 2020 da Bain.

2 – Conheça novidades e inovações dos mais variados setores

Estudar para consultoria é ficar por dentro do que acontece de novo e nesse sentido, vale a pena semanalmente acompanhar sites que te mostrem novidades que estejam acontecendo tanto no mundo dos negócios como em setores específicos, como tecnologia, games, moda, etc. Vou listar abaixo alguns dos sites dos mais variados tipos que podem te ajudar a ficar mais por dentro de inovações e a chegar mais perto de implementar elas nas suas consultorias:

Com certeza existe uma infinidade de outros sites importantes, só tentei colocar alguns que eu acho importantes e que podem te ajudar a ter mais ideias e a ser um consultor mais preparado.

Como estudar para entrar em uma empresa de consultoria

Se o seu objetivo é se tornar um consultor em uma das grandes consultorias que atuam aqui no Brasil como a McKinsey, Bain Company, BCG, entre outras, o primeiro passo é entender como funciona o processo seletivo dessas empresas.

Apesar do processo de contratação variar de empresa para empresa, normalmente eles envolvem de uma forma ou de outra:

  • Análise de currículos
  • Prova do GMAT
  • Fase de Cases
  • Entrevistas

Como análise de currículos e entrevistas já existem na grande maioria dos processos de seleção do mundo, vou falar um pouco mais do GMAT e da Fase de Cases, que são mais específicos para esse setor e te obrigam a estudar para consultoria se você quiser mandar bem.

1 – GMAT

Começando pelo GMAT – Graduate Management Admission Test (que na tradução seria algo como Teste de Admissão para Graduação em Gestão), como o próprio nome já diz, essa é uma prova que precisa ser feita para entrar na maior parte das escolas de negócios dos EUA e Europa. Também passou a ser utilizada como um dos critérios para os processos seletivos de consultorias.

Essa é uma prova de raciocínio lógico (em inglês) com um número variado de questões e pouco tempo para respondê-las. A melhor forma de se preparar é fazer exercícios simulados sempre de olho no tempo que você gasta. Para fazer esses exercícios existe o Starter Kit Oficial do GMAT e alguns simulados de diferentes instituições como o da London Business School, o da Hult International Business School e o da IE Business School. Você também pode entrar em comunidades como o GMAT Club.

2 – Fase de Cases

O segundo tópico importante é a parte das dinâmicas de cases, que são estudos de casos onde você se coloca no lugar de consultores das empresas que você quer fazer parte. Como você já deve ter percebido estudar para consultoria significa se preparar muito bem e, por isso, sugiro que você visite sites como o Crafting Cases e o Pass the Case ou veja biblioteca de casos interativos da BCG.

Existem alguns livros que são considerados bíblias como o Crack the Case e o Case in Point e comunidades internacionais que podem ajudar como o Prep Lounge.

Como eu falei, independentemente do caminho escolhido, estudar de forma contínua é essencial para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.