Quais reflexões devemos fazer sobre último ano e o que esperar de 2022?

É impossível negar que o mundo passou – e ainda está passando – por um período atípico.

A pandemia pegou todos de surpresa, obrigando pessoas e empresas a se reinventar de uma hora para outra.

Aproveitando que o ano acabou de começar, gostaria de propor uma reflexão sobre as mudanças que aconteceram em 2021 e falar sobre as projeções para este ano.

E, claro, levando em conta como todas elas afetam a realidade dos consultores.

Então vamos juntos pensar em alguns temas importantes:

Cenário econômico rodeado de incertezas

Ao longo de 2021, a inflação aumentou e o câmbio piorou bastante para os brasileiros.

Para as empresas que vendem no exterior, a situação acaba sendo positiva. Consultores que falam inglês e conseguem fazer projetos para empresas no exterior puderam colher bons resultados com pagamentos em dólar.

Por outro lado, para aquelas que contratam fornecedores em outras moedas, como empresas de tecnologia e consultores que terceirizam atividades internas fora do Brasil, a situação piorou.

E o mesmo aconteceu com empresas ligadas à logística e transporte, por exemplo, que não conseguiram repassar o aumento do preço do combustível para os clientes.

Além disso, por 2022 ser um ano eleitoral, a instabilidade econômica deve continuar, o que não é favorável para os negócios.

Sendo assim, vale a pena começar a se comunicar com empresas no exterior se quiser ter parte da sua renda em dólar. Se você ainda não fala inglês, investir nesse conhecimento é importante.

O boom da transformação digital

Embora a transformação digital já estivesse acontecendo antes de 2021, a pandemia deu um impulso nesse processo.

As empresas que ainda não investiam em serviços digitais tiveram que se adaptar rapidamente. Isso serviu para mostrar que essa transformação é possível e, acima de tudo, necessária.

E essa vai continuar sendo uma das tendências para os próximos anos, algo que a pandemia deixou claro para o mundo.

De acordo com uma pesquisa do IDC, em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais.

Já estamos vendo isso acontecer com o aumento do uso de chatbots, inteligência artificial e ferramentas digitais para a terceirização de várias tarefas.

No universo da consultoria, isso não foi diferente.  Os consultores também tiveram que se adaptar ao trabalho remoto.

Aqueles que ainda não estavam familiarizados, tiveram que passar a usar ferramentas de gestão de projetos online (como Trello, Asana e Todoist, por exemplo) e outras como Zoom e Google Meet para conversas olho no olho, mesmo à distância.

Aumento da preocupação com segurança e privacidade

Com o avanço da tecnologia, também vimos crescer a preocupação com a segurança no mundo digital e a proteção de dados.

As empresas tiveram que fazer as mudanças necessárias para seguir as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em 2020.

Desde então, o mundo dos negócios teve que passar a ter mais cuidado com o uso de informações.

Com o crescimento das plataformas digitais, as empresas também tiveram que redobrar os cuidados com segurança.

Casos de vazamento de dados e invasões de contas têm se tornado cada vez mais comuns. E os consultores precisam estar atentos a isso para não colocar seus negócios em risco.

Evolução da experiência de compra

A gente também precisa ficar atento às mudanças na experiência de compra, pois hoje existem muitas formas diferentes de consumo.

O compartilhamento é algo que vem se destacando e segue como uma forte tendência para 2022. Com a possibilidade de usar produtos de forma compartilhada, a posse deles já não faz tanto sentido.

Mais do que ter um produto, as pessoas buscam experiências. Em vez de comprar um barbeador, por exemplo, preferem ter a experiência oferecida pela barbearia.

Da mesma forma, em vez da consultoria online, alguns empresários preferem ter o consultor ao lado deles.

Apesar de os serviços digitais terem crescido bastante, a valorização do presencial ganhou força a partir do momento em que a pandemia começou a dar uma trégua.

Atuação sustentável

Mas não foi apenas as questões relacionadas à tecnologia que ganharam espaço no último ano.

Diante dos impactos da crise climática, o mundo dos negócios também precisou se voltar para os cuidados com o planeta.

Nesse cenário, a sigla ESG (environmental, social and governance) – em português, quer dizer “ambiental, social e governança” – entrou em evidência. Ela é usada para indicar o quanto as empresas se esforçam para reduzir os danos ao meio ambiente.

Ou seja, o quanto elas atuam de forma sustentável.

Sobretudo para quem é consultor de estratégia, análise de ados, de gestão da qualidade e de produção, ter um olhar voltado daqui para frente para os fatores ambientais, sociais e de governança é fundamental.

Produção de conteúdo de qualidade

Se você ainda não investe em produção de conteúdo, minha dica é não adiar mais esse plano. Isso porque essa prática é essencial para se comunicar com o seu nicho e conquistar seu lugar no mundo da consultoria.

Como parte dessa estratégia, além de publicar artigos, vale a pena oferecer infoprodutos, como cursos, mentorias, planilhas e outras ferramentas (como fazemos aqui na comunidade).

É o que conhecemos hoje como design de experiência. 

Tendo em vista a complexidade do comportamento do usuário na jornada de compra, é possível usar esse tipo de estratégia para aumentar a possibilidade de conversão.

Ao mesmo tempo em que você encanta os seus clientes, cria uma nova fonte de renda para a sua empresa.

No entanto, tenha em mente que o mercado está ficando saturado. Para conseguir bons resultados, você precisa ter uma base engajada e produzir conteúdo autoral de qualidade, que gere valor para o seu público.

Só oferecer infoprodutos e torcer pelas vendas não é um bom caminho.

Aproveite as oportunidades sem ser “apenas mais um”

Esse papo sobre a importância de se digitalizar e ter presença online não é de hoje. Mas, como falei sobre a transformação digital, o cenário da pandemia só reforçou tudo isso.

Portanto, todo consultor precisa ter um site profissional e estar nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram. Até mesmo nas mais inovadoras, como o TikTok.

Só que você precisa avaliar qual é o seu perfil e principalmente qual é o perfil do seu cliente para conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas por esses ambientes online.

Quem tem um perfil mais tradicional, talvez consiga ter melhores resultados no LinkedIn, por exemplo, que é uma rede voltada para profissionais. Já os mais criativos podem criar conteúdos cativantes para o Instagram e TikTok.

Ter uma boa dose de irreverência é fundamental para se destacar nas redes sociais.

Afinal, ser apenas mais um num mar de gente que está falando a mesma coisa não costuma gerar bons resultados.

É preciso, acima de tudo, estar onde os seus clientes estão e falar a língua deles. Do contrário, esse investimento em redes sociais acaba perdendo o sentido.

Pensar sobre todas essas questões é uma lição de casa para quem deseja ter ainda mais sucesso em 2022.

E, claro, seguimos juntos compartilhando conhecimento e fortalecendo o nosso trabalho de consultoria.

Tem outras reflexões sobre 2021 e projeções para este ano que considera importantes? Compartilhe com a gente!

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